Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/17245
Título: Análise de desempenho de redes sem fio baseada em mecanismos de criptografia
Autor(es): Mendes, Nadia Al-Bdywoui
Orientador(es): Carvalho, Fabiano Scriptore de
Palavras-chave: Redes remotas (Redes de computadores)
Algorítmos computacionais
Criptografia
Redes de computadores - Medidas de segurança
Wide area networks (Computer networks)
Computer algorithms
Cryptography
Computer networks - Security measures
Data do documento: 26-Nov-2011
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: MENDES, Nadia Al-Bdywoui. Análise de desempenho de redes sem fio baseada em mecanismos de criptografia. 2011. 47 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2011.
Resumo: Este projeto tem como tema a análise da redução de desempenho nas redes sem fio com a utilização de algoritmos de criptografia. O foco será em equipamentos utilizados em residências e pequenos escritórios e empresas. Serão realizados testes com equipamentos do padrão 802.11g e 802.11n trabalhando no padrão 802.11g. Após a realização dos testes, serão analisados os resultados com o objetivo de verificar se há redução de desempenho com a rede sem nenhuma chave criptográfica configurada e com chaves WEP, WPA e WPA2. Com isso, este projeto poderá ser uma fonte de pesquisa para usuários e profissionais da área de redes de computadores que precisem implementar redes sem fio com equipamentos iguais ou similares aos utilizados nos testes práticos. Assim será possível avaliar qual é o tipo ideal de algoritmo criptográfico para uma implementação em específico, já que para muitos pode ser muito importante o alto desempenho de tráfego de dados em uma rede, enquanto para outros a segurança pode ser fundamental. Com base em testes já realizados fica mais fácil para os interessados analisarem qual é a redução efetiva no desempenho utilizando-se os principais algoritmos criptográficos disponíveis nos equipamentos.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/17245
Aparece nas coleções:CT - Configuração e Gerenciamento de Servidores e Equipamentos de Redes

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_GESER_1_2011_18.pdf360,66 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.