Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/17184
Título: A cenografia de espetáculos para crianças no espaço escolar
Título(s) alternativo(s): The scenography of shows for children at school
Autor(es): Diniz, Elcio Levi Brandão
Orientador(es): Scheffler, Ismael
Palavras-chave: Teatros - Cenografia e cenários
Teatro infantojuvenil
Espaços públicos
Escolas
Theaters - Stage-setting and scenery
Children's theater
Public spaces
Schools
Data do documento: 15-Out-2014
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: DINIZ, Elcio Levi Brandão. A cenografia de espetáculos para crianças no espaço escolar. 2014. 19 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Cenografia) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2014.
Resumo: Este artigo traz uma reflexão sobre espetáculos teatrais infantis apresentados em escolas públicas de Curitiba. Atendo-se principalmente às questões de espacialidade e cenografia, o texto procura estabelecer uma interlocução entre as pontuações de Agustín Escolano e Viñao Frago a respeito do espaço escolar e reflexões de pesquisadores da área do teatro, como Osvaldo Gabrieli, André Carreira e Walter Lima Torres Neto. A fim de investigar o potencial de uso cênico dos ambientes da escola, o artigo reflete sobre o modo como se organiza o espaço escolar e como se estabelece o espaço teatral dentro deste contexto, além de verificar o papel do cenógrafo em realizações cênicas desta natureza. O artigo se propõe, então, a problematizar questões artísticas e cenográficas dos espetáculos levados às escolas, procurando compreender como se dá o espaço do teatro dentro do espaço da escola.
Abstract: This article presents a reflection on theatrical plays for children that are performed at public schools in Curitiba. Sticking mainly to the issues of spatiality and set design, this text seeks to establish a dialogue between the notes of Agustín Escolano and Viñao Frago about the school environment and reflections of researchers from the theater area, as Osvaldo Gabrieli, André Carreira and Walter Torres. In order to investigate the scenic potential use of school environments, the article reflects on how does the school environment is organized and how dos the theatrical space establishes within this context, in addition to understanding the set designer role in theater achievements of this nature. The paper proposes then to discuss technical and social issues of the shows brought to schools, reflecting on how does the theater space sets within the school space.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/17184
Aparece nas coleções:CT - Cenografia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_CENOG_II_2015_03.pdf334,75 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.