Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/17175
Título: Melhoria para a visualização de eventos e alarmes gerados durante uma parada de emergência em uma unidade geradora hidrelétrica
Autor(es): Silva, Bianca Romaniv da
Orientador(es): Schneider, Guilherme Alceu
Palavras-chave: Usinas hidrelétricas
Automação
Sistemas de segurança
Hydroelectric power plants
Automation
Security systems
Data do documento: 10-Fev-2015
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: SILVA, Bianca Romaniv da. Melhoria para a visualização de eventos e alarmes gerados durante uma parada de emergência em uma unidade geradora hidrelétrica. 2015. 51 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2015.
Resumo: A operação de uma usina hidrelétrica deve obedecer a normas de órgão reguladores e estas normas controlam o tempo em que uma usina pode permanecer fora de operação. Portanto, em uma parada não programada, o operador é responsável em identificar o problema causador da parada e restabelecer a usina no menor tempo com a maior segurança possível. É nesta problemática que este trabalho atua. Este trabalho tem o objetivo de apresentar uma proposta de melhoria para a visualização dos eventos gerados durante uma parada não programada, ou parada de emergência em uma unidade geradora hidrelétrica. Durante uma parada de emergência ocorre o que chamamos de avalanche de eventos, porém estes eventos nem sempre aparecem na ordem em que ocorreram em campo, ou aparecem com a mesma estampa de tempo, o que gera dúvidas sobre o real motivo da parada de emergência. O método consiste em uma lógica de gerenciamento que controla a ordem em que os eventos ocorreram durante uma parada não programada, gerando o seqüenciamento dos eventos críticos, garantindo assim a rápida interpretação e intervenção por parte dos operadores.
Abstract: The operation of a hidroelectic powerplant must obbey the rules of regulation institutions, and this rules control the time that a porwerplant can stay out of operation. Then, at a programmed stop, the operator is responsable for identifying the causing problem of the stop and to restablish the powerplant within the less time and higher security level possible. Its in this problematic that this paper flows. This paper has the objective of presenting an improvement proposal for the viewing of events generated during a non-programmed stop, or an emergency stop at a hidroelectric generation unit. During an emergency stop ocurs what is commonly called event avalanche, but this events not always are showed in the same order as they ocurred in the field, or they are showed with the same time stamp, and this generates doubts about the real reason of the emergency stop. The method consists at a management logic that controls the order that the events ocurred during a non- programmed stop, creating the sequencing of the critical events, this way it will assure the fast interpretation and intervention by operators.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/17175
Aparece nas coleções:CT - Automação Industrial

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_CEAUT_V_2014_17.pdf1,41 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.