Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/1715
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorAlbani, Patricia-
dc.date.accessioned2016-10-18T18:59:03Z-
dc.date.available2016-10-18T18:59:03Z-
dc.date.issued2016-06-26-
dc.identifier.citationALBANI, Patricia. Estatística com projetos: uma alternativa de ensino e aprendizagem. 2015. 114 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2015.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/1715-
dc.description.abstractThis work presents the use of projects as an alternative for teaching statistics, for that it was elaborated a Project that involves the educational socioeconomic reality from the families of the students and built a link between the reality and the scholastic knowledge. This project was applied in Sesi School - Pato Branco between the months of August to September 2014 with 25 students from the 1o and 2o grades from High School. To work the statistics concepts a questionnaire was applied for the parents of the students of the Project´s, they answer it and through these answers the students made frequency tables and graphs, besides measure calculations on measures of central tendency and dispersion measure. All of the construction were realized manually and in the Excel spreadsheet and some of them were chosen to be in this work to with the purpose of showing the hits and the mistakes done. The students worked in groups of 5 students, except in the last class when it was done a test referring to the contents taught in the classroom and a questionnaire for them to evaluate the project´s application. The results show that the teaching of Statistics trough projects motivate the students interest, stimulating the statistical reasoning, in addition made the students know a Math that was different from the one they have already known, with a lot of calculation but with no final objective.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectEnsino auxiliado por computadorpt_BR
dc.subjectTecnologia educacionalpt_BR
dc.subjectEstratégias de aprendizagempt_BR
dc.subjectEstatísticapt_BR
dc.subjectMatemática - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectComputer-assisted instructionpt_BR
dc.subjectEducational technologypt_BR
dc.subjectLearning strategiespt_BR
dc.subjectStatisticspt_BR
dc.subjectMathematics - Study and teachingpt_BR
dc.titleEstatística com projetos: uma alternativa de ensino e aprendizagempt_BR
dc.title.alternativeStatistics with projects: an alternative teaching and learningpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoEste trabalho apresenta o uso de projetos como uma alternativa para o ensino de Estatística, para tanto foi elaborado um projeto que envolve a realidade sócio-econômico-educacional das famílias dos alunos a fim de construir um elo entre a realidade e o conhecimento escolar. O projeto foi aplicado no Colégio Sesi - Pato Branco entre os meses de agosto e setembro de 2014 com 25 alunos do 1o e 2o anos do Ensino Médio. Para trabalhar os conceitos estatísticos foi aplicado um questionário para os pais dos alunos participantes do projeto, os quais responderam e através dessas respostas os alunos construíram tabelas de frequências e gráficos, além de realizarem cálculos de medidas de tendência central e de dispersão. Todas as construções foram realizadas tanto manualmente quanto na planilha eletrônica Excel, sendo que algumas foram selecionadas e colocadas aqui com o intuito de apresentarem os erros e acertos cometidos. Os alunos trabalharam em equipes de 5 alunos, exceto na ´ultima aula quando foi aplicada uma avaliação referente aos conteúdos ensinados em sala de aula e um questionário para que avaliassem a aplicação do projeto. Os resultados mostraram que o ensino de Estatística através de projetos motivou o interesse do aluno, estimulando o raciocínio estatístico, além disso, fez com que conhecessem uma Matemática diferente da qual estavam acostumados, com inúmeras contas sem nenhum objetivo final.pt_BR
dc.degree.localPato Brancopt_BR
dc.publisher.localPato Brancopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7301050361081236pt_BR
dc.contributor.advisor1Villalobos, Luz Delicia Castillo-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7904335167917073pt_BR
dc.contributor.referee1Villalobos, Luz Delicia Castillo-
dc.contributor.referee2Opazo, Miguel Angel Uribe-
dc.contributor.referee3Sanguino Bejarano, Santos Richard Wieller-
dc.contributor.referee4Biesdorf, João-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programMestrado Profissional em Matemática em Rede Nacionalpt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
Aparece nas coleções:PB - Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PB_PROFMAT_M_Albani, Patricia_2015.pdf13,13 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.