Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/17146
Título: Sistema flexível e automatizado para parafusar o berço motor e eixo traseiro em veículos de passeio
Autor(es): Santos, Gelson dos
Orientador(es): Bortolini, Silvio Cezar
Palavras-chave: Motores
Processos de fabricação - Automação
Automação industrial
Motors
Manufacturing processes - Automation
Manufacturing automation
Data do documento: 28-Nov-2013
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: SANTOS, Gelson Dos. Sistema flexível e automatizado para parafusar o berço motor e eixo traseiro em veículos de passeio. 2013. 69 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2013.
Resumo: Este trabalho visa propor um sistema flexível e automatizado para parafusar o berço motor e eixo traseiro em veículos de passeio. Com o intuito de diminuir o tempo de ciclo do processo em questão, diminuir o custo de produção de uma fábrica de automóveis e desenvolver um sistema flexível e de baixo custo para a industrialização de novos veículos. Aborda os conceitos em automação industrial relevantes para o desenvolvimento de um equipamento automatizado capaz de substituir uma tarefa manual no processo de montagem veicular. Apresenta um caso de estudo aplicado ao processo manual de parafusar o berço motor e eixo traseiro em veículos de passeio, onde propõe uma solução técnica automatizada para aumentar a cadência de produção deste processo e mostra um levantamento em campo de dados e de restrições pertinentes no desenvolvimento deste projeto. Propõe um software em linguagem SCL (Structured Control Language). Analisa a viabilidade técnica e econômica, bem como os riscos envolvidos na automação deste processo. Aplica os conceitos necessário para o controle de um robô paralelo tipo delta para realizar a operação de montagem. Traz como resultado os elementos de automação necessário para uma solução técnica utilizando um robô paralelo tipo delta, uma previsão de investimento, o retorno financeiro estimado, a definição do escopo e restrições com relação à instalação e funcionamento do robô e propõe um esboço mecânico do robô. Esta será uma pesquisa experimental, fundamentada em cálculos e ferramentas informáticas de engenharia voltadas para projeto e simulação de equipamentos.
Abstract: This study propose an automated and flexible system to screw the engine support and rear train in the normal vehicles. The intention is decrease the process time, the cost of production and develop a new system automated, flexible and low cost. Mean the industrial automation concepts and ideas to develop an automated system to supply a manual process to assembly the vehicle. Present an object study applied to the automobilist industry, show the data and constrains research to apply this project. Suggest a software based in SCL (Structured Control Language). Refer the technical and commercial viability, and the risks to automate this process. Study the necessaries concepts to apply a delta parallel robot to realize the process assembly studied. The results are the automation elements necessaries to apply a parallel robot, an estimated cost, the installation constrains and a mechanical sketch about the solution using the parallel robot. This will be an experimental research, evidenced by calculations and engineering computer tools to project and simulation of the equipment and machine.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/17146
Aparece nas coleções:CT - Automação Industrial

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_CEAUT_IV_2014_05.pdf
  Disponível a partir de 4999-12-31
2,98 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.