Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/17142
Título: Proposta de substituição de um sistema embarcado de controle de secagem de ar comprimido por um sistema de controle baseado em controlador programável
Autor(es): Moreira, André Cruz
Orientador(es): Lima, Carlos Raimundo Erig
Palavras-chave: Sistemas de controle inteligente
Controladores programáveis
Equipamento de secagem - Controle automático
Ar comprimido
Adsorção
Intelligent control systems
Programmable controllers
Drying apparatus - Automatic control
Compressed air
Adsorption
Data do documento: 14-Nov-2012
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: MOREIRA, André Cruz. Proposta de substituição de um sistema embarcado de controle de secagem de ar comprimido por um sistema de controle baseado em controlador programável. 2012. 76 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2012.
Resumo: Este trabalho tem por objetivo propor a instalação de um sistema de controle alternativo baseado em Controlador Programável (CP), para controle de processo de secagem de ar comprimido em uma planta industrial. A obtenção de ar comprimido com baixo teor de umidade residual para aplicações de automação pneumática é possível com a utilização de equipamentos secadores de ar, cujo funcionamento varia em função do método de secagem utilizado, quais sejam: secagem por refrigeração, absorção ou adsorção. Adsorção é o método de secagem utilizado nos equipamentos da unidade industrial objeto do estudo, com controle do processo realizado por um sistema eletrônico que não possibilita intervenções da equipe de manutenção. Por meio de pesquisa bibliográfica em livros, manuais de fabricantes, periódicos e internet, será apresentado o atual estágio de desenvolvimento da tecnologia de secagem de ar comprimido. Espera-se que a instalação do CP propicie maior eficiência na solução de problemas relacionados ao controle do sistema, com redução de custos de manutenção.
Abstract: This work will propose the installation of control system based on programmable controller (PC) to control a drying compressed air process in an industry. It is possible to obtain compressed air with low residual humidity to pneumatic applications using dryers that operate according to one of following methods: refrigeration, absorption or adsorption. Adsorption is the method used by plant’s equipment. Through research in books, manufacturer manuals, periodics and internet, will be presented current development of drying air compressed technology. It is expected the installation of the PC will increase the efficiency to solve problems related to system control, accompanied by a reduction of maintenance costs.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/17142
Aparece nas coleções:CT - Automação Industrial

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_CEAUT_III_2012_14.pdf2,5 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.