Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/17128
Título: Proposta de melhoria operacional no sistema integrado de distribuição de água para redução dos custos com energia elétrica
Autor(es): Silvestrin, André Szczepanski
Orientador(es): Oliveira, Valmir de
Palavras-chave: Abastecimento de água - Consumo de energia
Água - Distribuição
Energia - Consumo
Sistemas de controle supervisório
Water-supply - Energy consumption
Water - Distribution
Energy consumption
Supervisory control systems
Data do documento: 12-Dez-2012
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: SILVESTRIN, André Szczepanski. Proposta de melhoria operacional no sistema integrado de distribuição de água para redução dos custos com energia elétrica. 2012. 86 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2012.
Resumo: Esta pesquisa apresenta a questão do consumo energético em sistemas de distribuição de água tratada. Avaliando o consumo de energia elétrica nas estações elevatórias de transferência entre reservatórios, propõe-se a utilização de um sistema de controle que auxilie no desligamento dos conjuntos motobombas (CMBs) nos horários de ponta. A análise baseia-se em um segmento de um sistema integrado de distribuição de água. As condições do sistema foram determinadas com a coleta de dados dos instrumentos de campo, via sistemas de supervisão e controle e em banco de dados históricos. A coleta dos dados forneceu condições para que se desenvolvesse um sistema de controle, de modo a permitir a operação do sistema mantendo níveis seguros nos reservatórios para os desligamentos em horários de ponta, em que os custos com energia elétrica são mais elevados.
Abstract: This research presents the issue of energy consumption in distribution systems of treated water. Evaluating the energy consumption in pumping stations transfer between reservoirs, proposing the use of a control system to help to the shutdown of motor pumps sets (CMBS) in peak hours. The analysis is based on a segment of an integrated water distribution system. The system conditions were determined by collecting data from field instruments, via supervisory control systems and in historical database. Data collection provided conditions to develop a control system in order to allow the operation of the system maintained safe levels in the reservoirs for shutdowns in peak hours, when electricity costs are higher.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/17128
Aparece nas coleções:CT - Automação Industrial

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_CEAUT_III_2012_08.pdf4,42 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.