Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/1700
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorAbril, Roman Hector-
dc.date.accessioned2016-10-18T13:12:32Z-
dc.date.available2016-10-18T13:12:32Z-
dc.date.issued2016-02-17-
dc.identifier.citationABRIL, Roman Hector. Demonstração de fórmulas matemáticas no ensino médio. 2016. 167 f. Dissertação (Mestrado em Matemática em Rede Nacional) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/1700-
dc.description.abstractThe objective of this study is to analyze the validity of working with proofs in the classroom and to present a partial list of proofs of mathematical formulae of the Brazilian secondary/high school curriculum. The adaptation of the proofs into the knowledge and abilities of a secondary school student should also be considered. How the teaching of proofs is treated in official publications in Brazil and other countries is also described. Working with proofs provides a number of benefits to the students, including: the development of logical reasoning, argumentative capacity, analytical skills on a daily basis, as well as motivation and a better understanding of mathematics as a science. The convenience of including the teaching of proofs in Brazilian secondary school curriculum and the need of a balance between the abstraction of proofs and contextualization of the school programmes is discussed. The approach of the proof teaching in the classroom can become a motivating factor or, conversely, a discouraging one. The conclusion is that it would be very useful to create a reference list covering the mathematical expressions of school programmes with their respective proofs that can be understood by secondary school students.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectMatemática - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectLógicapt_BR
dc.subjectRaciocíniopt_BR
dc.subjectPrática de ensinopt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectMatemáticapt_BR
dc.subjectMathematics - Study and teachingpt_BR
dc.subjectLogicpt_BR
dc.subjectReasoningpt_BR
dc.subjectStudent teachingpt_BR
dc.subjectLearningpt_BR
dc.subjectMathematicspt_BR
dc.titleDemonstração de fórmulas matemáticas no ensino médiopt_BR
dc.title.alternativeProof of maths formulae in secondary/high schoolpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoO objetivo deste trabalho é analisar a validade de trabalhar com demonstrações em sala de aula e apresentar uma lista parcial de demonstrações de fórmulas matemáticas presentes no currículo de Ensino Médio brasileiro. Considera-se, também, a adaptação da demonstração ao conhecimento e à capacidade do aluno de Ensino Médio. Descreve-se também de que forma o ensino de demonstrações é tratado nas publicações oficiais no Brasil e de outros países. Apresentam-se os diversos benefícios que o trabalho com demonstrações traz ao aluno, dentre eles: o desenvolvimento do raciocínio lógico, da capacidade argumentativa, da capacidade analítica no dia a dia, além da motivação e da melhor compreensão da Matemática como Ciência. Discute-se a conveniência de inserir o ensino das demonstrações no currículo brasileiro do Ensino Médio e a necessidade de um equilíbrio entre a abstração das demonstrações e a contextualização do conteúdo em sala de aula. A forma de abordagem das demonstrações em sala de aula pode se tornar um fator motivador ou, ao contrário, desestimulante à aprendizagem. Conclui-se ser de grande utilidade a criação de uma lista de referência abrangendo as expressões matemáticas do conteúdo curricular com suas respectivas demonstrações, que possam ser compreendidas pelo aluno de Ensino Médio.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6062114740629185pt_BR
dc.contributor.advisor1Tocha, Neusa Nogas-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6350802854129333pt_BR
dc.contributor.referee1Tocha, Neusa Nogas-
dc.contributor.referee2Barreda, Manuel Jesus Cruz-
dc.contributor.referee3Adames, Márcio Rostirolla-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programMestrado Profissional em Matemática em Rede Nacionalpt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
Aparece nas coleções:CT - Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_PROFMAT_M_Abril, Roman Hector_2016.pdf3,57 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.