Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/16954
Título: Dimensionamento de um gerador fotovoltaico e análise de viabilidade econômica para um pequeno comércio
Título(s) alternativo(s): Sizing of a photovoltaic generator and analysis of financial feasibility for a small trade
Autor(es): Petrini, Victor Hugo do Nascimento
Orientador(es): Ivanqui, Josmar
Palavras-chave: Geradores hidrelétricos
Sistemas de energia fotovoltaica
Pequenas e médias empresas
Sustentabilidade
Hydroelectric generators
Photovoltaic power systems
Small business
Sustainability
Data do documento: 11-Dez-2018
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Ponta Grossa
Citação: PETRINI, Victor Hugo do Nascimento. Dimensionamento de um gerador fotovoltaico e análise de viabilidade econômica para um pequeno comércio. 2018. 61 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Tecnologia em Automação Industrial) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2018.
Resumo: A busca por fontes alternativas de geração de energia elétrica é um assunto que está em debate por todo o globo a mais de uma década. Recentemente, uma tecnologia que ganhou bastante visibilidade é a geração fotovoltaica, devido a sua fonte – o sol - ser inesgotável e acessível de praticamente qualquer localização aliada ao fator sustentável. O presente trabalho busca projetar e avaliar um sistema fotovoltaico destinado a geração de energia elétrica para um açougue, modalidade de estabelecimento que costuma ter um alto consumo. Foram realizadas todas as etapas necessárias de projeto para um gerador fotovoltaico, bem como a análise de viabilidade financeira utilizando métodos da matemática financeira para determinar se a instalação deve ou não ser feite para este caso.
Abstract: The search for alternative sources of electric energy generation is a theme that is on discourse around the world for more than a decade. Recently, a technology that has grown its visibility is the photovoltaic, because its source of energy – the sun – is inexhaustible and accessible from almost anywhere and it is sustainable. The present work seeks to project and to evaluate a photovoltaic system for the generation of electric energy for a butchery, this kind of enterprise in general has a high consumption. Has been performed all the steps necessary of a project for a photovoltaic generator, as well as the analysis of financial feasibility using methods of financial mathematics for determinate if this system must be installed or not.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/16954
Aparece nas coleções:PG - Tecnologia em Automação Industrial

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PG_COELE_2018_2_06.pdf4,46 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.