Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/16949
Título: O sistema Eton de transporte de peças como forma de aumentar a produção em uma indústria de facção
Título(s) alternativo(s): The Eton system of transporting parts as a way to increase production in a faction industry
Autor(es): Santos, Abdiel Gonzaga dos
Orientador(es): Ignacio, Paulo Sérgio Parangaba
Palavras-chave: Indústria têxtil
Máquinas têxteis
Manuseio e transporte de materiais
Peças de máquinas
Textile industry
Textile machinery
Materials handling
Machine parts
Data do documento: 24-Out-2018
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Ponta Grossa
Citação: SANTOS, Abdiel Gonzaga dos. O sistema Eton de transporte de peças como forma de aumentar a produção em uma indústria de facção. 2018. 38 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Tecnologia em Automação Industrial) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2018.
Resumo: O mundo moderno mostra um novo cenário político, econômico e social, apresentando como principal característica, tanto a velocidade como a frequência com que ocorrem as inúmeras mudanças no ambiente em que as empresas se encontram inseridas, o que exige que as mesmas possuam um elevado grau de adaptação e contextualização com relação a estas mudanças. Deste modo, este estudo orienta-se no sentido de buscar maior compreensão em torno da competitividade nas micro, pequenas e médias empresas (MPMEs), na tentativa de entender como as mesmas devem agir para permanecer no mercado atual. Nessa perspectiva, o presente estudo busca entender a situação das MPMEs no Brasil, tendo em vista que as MPMEs vêm sendo cada vez mais alvo de atenção para analistas econômicos devido ao grande potencial de crescimento econômico do país, até mesmo de geração de renda e de emprego. Que se pode verificar que trata-se de um mercado amplo para se trabalhar, que tem estimulado o crescimento e a competitividade no país, bem como proporcionando um serviço de qualidade e produtos com melhores condições de compra para o consumidor. Logo, realiza uma abordagem em torno da questão da vantagem competitiva para as MPMEs para sua sobrevivência no mercado, demonstrando como elas devem realizar suas atividades e ações para que isso se concretize. E, para finalizar, aponta a inovação enquanto diferencial competitivo para as MPMEs, delegando ao gestor a tarefa de conduzir a empresa com eficácia e qualidade, realizando um estudo de caso em uma empresa, a Sião Jeans Eireli, situada em Carlópolis, priorizando a aplicação do sistema Eton, realizando assim uma análise geral como forma de aumentar a produção em uma indústria de facção.
Abstract: The modern world presents a new political, economic and social scenario, presenting as main characteristic, both the speed and the frequency with which the innumerable changes in the environment in which the companies are inserted occur, which requires that they have a high degree of adaptation and contextualization in relation to these changes. In this way, this study is oriented towards a greater understanding of competitiveness in micro, small and medium enterprises (MSMEs), in an attempt to understand how they should act to stay in the current market. In this perspective, the present study seeks to understand the situation of MSMEs in Brazil, considering that MSMEs are increasingly being targeted by economic analysts due to the country's great potential for economic growth, even income generation and employment that can be analyzed is that it is a broad market to work with, which has stimulated growth and competitiveness in the country, as well as providing a quality service and products with better conditions of purchase for the consumer. Therefore, it approaches the question of the competitive advantage for MSMEs to survive in the market, demonstrating how they should carry out their activities and actions in order to achieve this. Finally, it points to innovation as a competitive differential for MSMEs, delegating to the manager the task of conducting the company with efficiency and quality, conducting a case study in a company, Sião Jeans Eireli, located in Carlópolis, prioritizing the application of the Eton system, thus performing a general analysis as a way to increase production in a faction industry.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/16949
Aparece nas coleções:PG - Tecnologia em Automação Industrial

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PG_COELE_2018_2_01.pdf749,47 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.