Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/16929
Título: Substituição e melhoria do sistema de acionamento do motor em máquina de lavar roupa industrial
Título(s) alternativo(s): Replacement and improvement of motor drive in industrial washing machine
Autor(es): Baranhuk, Luiz
Orientador(es): Leme, Murilo Oliveira
Palavras-chave: Máquinas de lavar roupas
Motores elétricos de indução
Inversores elétricos
Washing machines
Electric motors, Induction
Electric inverters
Data do documento: 19-Set-2013
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Ponta Grossa
Citação: BARANHUK, Luiz. Substituição e melhoria do sistema de acionamento do motor em máquina de lavar roupa industrial. 2013. 58 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Automação Industrial) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2013.
Resumo: Este trabalho apresenta o desenvolvimento de um circuito para o acionamento de um motor de indução trifásico, instalado em uma máquina de lavar roupa industrial de um hotel na cidade de Telêmaco Borba, Pr. Para o acionamento foi utilizado um inversor de frequência, a fim de substituir o acionamento original com defeito no sistema de frenagem no ciclo de lavar. Com a substituição e melhoria do acionamento a máquina voltou a funcionar de acordo com as características anteriores, através das entradas digitais foi possível o controle de velocidade para os dois ciclos utilizando apenas um motor. A simplificação do circuito e eliminação dos contatores tripolares usado no circuito de força, facilitou a manutenção e solução de problemas no acionamento da máquina de lavar roupa. Através da rampa de aceleração e desaceleração eliminou os trancos nas correias de transmissão provenientes das partidas diretas e paradas bruscas do motor reduzindo as quebras de rolamentos.
Abstract: This paper presents the development of a circuit for driving a three phase induction motor, installed in an industrial washing machine for a hotel in the town of Telêmaco Borba, Pr For the drive we used a frequency inverter in order to replace the original drive with defective braking system in the washing cycle. With the replacement and improvement of driving the machine working again in accordance with the foregoing features, the binary inputs it was possible to speed control for the two cycles using only one motor. The simplification of the circuit and elimination of three-pole contactors used in the power circuit, easier maintenance and troubleshooting of the drive washing machine. Through ramp acceleration and deceleration eliminated leaps on drive belts from the departures direct and abrupt stops the engine reducing breaks bearings.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/16929
Aparece nas coleções:PG - Tecnologia em Automação Industrial

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PG_DAELE_2013_2_04.pdf1,72 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.