Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/169
Título: Educação pela ação ambiental: a coleta seletiva de resíduos sólidos em um departamento de instituição superior de ensino
Autor(es): Gonzalez, Carlos Eduardo Fortes
Orientador(es): Silva, Maclovia Corrêa da
Palavras-chave: Educação ambiental
Coleta seletiva
Resíduos industriais
Lixo
Tecnologia
Environmental education
Selective collection
Factory and trade waste
Garbage
Technology
Data do documento: 12-Dez-2006
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: GONZALEZ, Carlos Eduardo Fortes. Educação pela ação ambiental: a coleta seletiva de resíduos sólidos em um departamento de instituição superior de ensino. 2006. 109 f. Dissertação (Mestrado em Tecnologia) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2006.
Resumo: Este estudo tem o objetivo de discutir as inter-relações entre pressupostos da Educação Ambiental e a coleta seletiva de resíduos sólidos. Resgatando-se historiograficamente a Educação Ambiental e as concepções de coleta seletiva de resíduos sólidos, a partir de revisão das literaturas sobre a temática, obtêm-se dados sobre estas inter-relações. A constatação da inter-relação proposta também foi verificada por um experimento realizado em um dos Departamentos acadêmicos da Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Assim, constituiu-se num estudo de caso, que também demonstrou empiricamente a relação direta entre a Educação Ambiental e a melhoria de funcionamento de sistemas de coleta seletiva. As conclusões oriundas destas investigações indicam que os processos educativos ambientais merecem atenção especial quando da implementação e do monitoramento de programas de coleta seletiva, pois são essenciais ao bom funcionamento destes programas. Relaciona-se a questão da coleta seletiva com a Tecnologia, pois a segregação de resíduos é realizada em função de processos tecnológicos existentes para a reciclagem, enquanto a diversidade de resíduos contemporâneos dá-se em função de novos processos tecnológicos. Assim, a Tecnologia é fator determinante na complexidade dos sistemas de coleta seletiva, e por esta razão é abordada neste Trabalho.
Abstract: The present study has the goal of discussing the interrelations between the premises of environmental education and the better functioning of a selective collection of solid waste. From the posed question, reviewing the historiography of the environmental education and the conceptions of selective collection of solid waste, through the review of scientific literature about both subjects, it is obtained data of the referred interrelations. The confirmation of the proposed interrelation was verified by an experiment done in one of the academic departments of the Technological Federal University of Parana, too. Thus, it was constituted in a case study, which demonstrated empirically a direct relation between the applications of environmental education and the betterment of the functioning efficiency of a selective collection system. That is, as much better the environmental education applied, more efficient is the selective collection system. The conclusions of such investigations indicate that the environmental educative processes deserve special attention by occasions of implementation and monitoring of selective collection programs, because they are essential for the good functioning of such systems. Selective collection is related to Technology, because the segregation of waste is done by the fact that there are recycling technological processes, while the diversity of contemporary wastes occurs due to new technological processes. Thus, Technology is a determining factor in the complexity of selective collection systems, and that's why it is studied in this thesis.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/169
Aparece nas coleções:CT - Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Sociedade

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_PPGTE_M_Gonzalez, Carlos Eduardo Fortes_2006.pdf366,44 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.