Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/16873
Título: Sistema para aviso de objetos postais
Autor(es): Buchinski, José Carlos
Orientador(es): Tenório, Marcos Mincov
Palavras-chave: Software de aplicação
Mensagens de texto (Telefonia celular)
Mensagens eletrônicas
Serviço postal
Application software
Text messages (Cell phone systems)
Electronic mail messages
Postal service
Data do documento: 10-Nov-2011
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Ponta Grossa
Citação: BUCHINSKI, José Carlos. Sistema para aviso de objetos postais. 2011. 60 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2011.
Resumo: No sistema de entrega de objetos postais, realizado pela ECT (Empresa de Correios e Telégrafos), um cliente rementente envia um objeto para um determinado destinatário, mas em caso de ausência no endereço de destino são deixados avisos sobre a tentativa de entrega. O tempo, combustível e papel gastos em uma tentativa de entrega fracassada geram um gasto excessivo para a ECT. O problema se agrava em pequenas cidades, onde h ´ a apenas uma agência e objetos permanecem por um determinado tempo até que o cliente destinatário retire. Além de necessários os avisos em papel para informar o cliente de seu objeto na agência. Este trabalho propõe o desenvolvimento de um sistema que ofereça mais comodidade aos clientes da ECT, aproveitando da tecnologia móvel, através de mensagem SMS, ou através de e-mail para o acompanhamento da entrega e possível verificação de problemas ocorridos durante o percurso de seus objetos postais. Isto evita a devolução dos objetos postais, gasto de papel, combustível e tempo do carteiro para entrega de Avisos de Recebimento (AR) e Avisos de Chegada (AC). Foi utilizada a análise estruturada para realizar este projeto. Assim, é possível adicionar este serviço adicional oferecido pela ECT, para que clientes acompanhem suas mercadorias através do Aviso de Recebimento Automático (ARA) ou Aviso de Chegada Automático (ACA). Foi verificado neste trabalho que é possível a implementação deste sistema e, com a aplicação do mesmo obter uma redução expressiva nos gastos das agências da ECT.
Abstract: In the postal system, provided by the ECT (Post and Telegraph), a sender posts a object to a particular recipient, and in case of absence in the destination address notifications about deli-very attempt are left. The time, fuel and paper spent to a failed delivery attempt generates an excessive spending for the ECT. This problem is worse in small towns where contains only one agency and objects remain for a certain time to recipient withdraw. In addition, are required warnings to inform the client of a object arrival. This paper proposes a system that offers more convenience to ECT customers, taking advantage of mobile technology, via SMS or email to informe customers about the delivery and verifica-tion of possible problems during the course of its objects. This prevents the return of postal items and the spending of paper, fuel and postman time to deliver Receive Notices (RN) and Arrival Notices (AN). Structured analysis was used in this project. So, its possible to add this service in the ECT for customers track their orders, all this through the Automatic Receipt Ack-nowledgement (ARA) or Notice of Automatic Arrival (NAA). In this work was found that is possible this system development, therefore obtain a significant reduction in spending of ECT agencies.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/16873
Aparece nas coleções:PG - Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PG_COADS_2011_2_07.pdf2,55 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.