Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/16339
Título: Projeto e construção de um trocador de calor: uso de nanofluidos (nanopartículas de ouro em fluido base) como líquido de arrefecimento
Autor(es): Ferreira, Thaís Pirez Alves
Orientador(es): Gomez, Rozane de Fátima Turchiello
Palavras-chave: Permutadores térmicos
Calor - Transmissão
Nanotecnologia
Heat exchangers
Heat - Transmission
Nanotechnology
Data do documento: 26-Nov-2015
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Ponta Grossa
Citação: FERREIRA, Thaís Pirez Alves. Projeto e construção de um trocador de calor: uso de nanofluidos (nanopartículas de ouro em fluido base) como líquido de arrefecimento. 2015. 74 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2015.
Resumo: Este trabalho visou projetar um trocador de calor que utiliza nanofluidos de ouro em fluido base como líquido de arrefecimento. Traz as teorias sobre trocadores de calor e nanofluidos, assim como o modelamento matemático necessário para a concepção de um protótipo funcional para este trabalho. Buscou proporcionar uma ferramenta a mais para o estudo sobre as característica únicas em transferência de calor existentes nos nanofluidos. Apresentou o modelamento 3D e a construção de um protótipo para comprovar a eficiência do uso de um nanofluido de ouro como líquido de arrefecimento em comparação aos já existentes no mercado. Os resultados encontrados, provenientes de testes preliminares realizados com água destilada, etileno glicol e nanofluido de ouro, demonstraram-se não conformes com a bibliografia levantada. No entanto, serviram para o levantamento de modificações a serem realizadas no protótipo, que permitirão, a utilização do mesmo em pesquisas com nanofluidos.
Abstract: This study aims to design a heat exchanger that uses gold nanofluids as coolant. It brings the theories about heat exchangers and nanofluids, as well as the mathematical modeling needed for the conception of a functional prototupe for this paper. It aims to provide an extra tool for the study on the unique characteristics of heat transfer in nanofluids. It presentes the 3D modeling and the construction of a prototype to demonstrate the efficiency of gold nanofluids as coolant compared to those already existent on the market. The results obtained from preliminary tests with distillated water, ethylene glycol and gold nanofluids, proved to be inconsistent with the literature. However, theses results served on the survey of necessary modifications to be applied on the prototype, which will allow it to be used on researches with nanofluids.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/16339
Aparece nas coleções:PG - Engenharia Mecânica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PG_DAMEC_2015_07.pdf13,57 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.