Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/16174
Título: Análise das falhas em período de garantia em uma indústria de caminhões
Título(s) alternativo(s): Analysis of warranty period failures in a truck industry
Autor(es): Toledo, Lucas Vinícius Tomosigue
Orientador(es): Garcia, Juan Carlos Claros
Palavras-chave: Garantia (Direito)
Localização de falhas (Engenharia)
Controle de qualidade
Caminhões
Security (Law)
Fault location (Engineering)
Quality control
Trucks
Data do documento: 12-Abr-2018
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Ponta Grossa
Citação: TOLEDO, Lucas Vinícius Tomosigue. Análise das falhas em período de garantia em uma indústria de caminhões. 2018. 95 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Engenharia de Produção) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2018.
Resumo: As empresas que atuam no competitivo mercado automobilístico necessitam oferecer produtos com qualidade e bom desempenho aos seus clientes e ainda possuir um gerenciamento eficiente em seus processos. A complexidade envolvida na fabricação de um automóvel proporciona grandes esforços no projeto e desenvolvimento do produto assim como se compreende a necessidade de oferecer proteção caso a performance esperada não seja alcançada. Deste modo, a Garantia é a área responsável pelo contrato de responsabilidade entre fabricante e comprador contra as falhas ocorridas em campo, ao mesmo tempo em que age como uma potente ferramenta de marketing para as vendas. Portanto, as falhas externas são elementos que interferem na reputação da empresa e demonstram incertezas quanto ao projeto, já que estão intimamente ligadas com a qualidade do produto. O estudo aqui desenvolvido, utilizou de ferramentas da qualidade para coletar, manipular e organizar os dados referentes as reivindicações em garantia e posteriormente investigou e analisou as causas das falhas para finalmente propor melhorias e mudanças que resultaram em melhores práticas e processos dentro da organização e beneficiaram a qualidade do produto.
Abstract: Companies operating in the competitive automotive market need to offer products with good quality and performance to their customers and still have an efficient management in its processes. The complexity involved in the manufacture of an automobile provides great efforts in design and product development and also requires protection when the performance expected is not achieved. Thus, Warranty is the area responsible for contractual liability between manufacturer and buyer against failures in the field, while it acts as a powerful marketing tool for sales. Therefore, external failures are elements that interfere in the company's reputation and demonstrate uncertainty about the project, due they are closely linked with the quality of the product. The study developed used the quality tools in order to collect, manipulate and organize the warranty claims data to further investigated and analyzed the causes of the failures. Finally, it provided improvements and changes in the practices as well as process within the company that enhanced the product quality.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/16174
Aparece nas coleções:PG - Engenharia de Produção

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PG_DAENP_2018_1_01.pdf2,47 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.