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Título: A importância do endomarketing como ferramenta estratégica: um estudo de caso em uma empresa avícola
Título(s) alternativo(s): The importance of internal marketing as a strategic tool: a case study in a poultry company
Autor(es): Faria, Thayza Silva
Orientador(es): Machado, Marcos William Kaspchak
Palavras-chave: Administração de pessoal
Comunicação
Ergonomia
Personnel management
Communication
Human engineering
Data do documento: 4-Dez-2017
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Ponta Grossa
Citação: FARIA, Thayza Silva. A importância do endomarketing como ferramenta estratégica: um estudo de caso em uma empresa avícola. 2017. 75 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Engenharia de Produção) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2017.
Resumo: O trabalho tem como objetivo a identificação da influência das ações de Endomarketing sobre a percepção de valor de um colaborador sobre a empresa em que atua. Os fatores de motivação, interação, reconhecimento, comunicação, estímulo, treinamentos para qualificação, estão em evidência no consequente comprometimento dos colaboradores que tenderão a satisfazer as necessidades dos clientes. Dessa maneira, foram realizadas revisões bibliográficas para entender os conceitos e a teoria de temas pertinentes como comunicação, gestão estratégica, gestão de pessoas e Endomarketing para comparar com os resultados obtidos por um estudo de caso feito por meio de um questionário aplicado por uma amostra equivalente a 11 pesquisados para conhecer as suas informações e características. O investimento nos colaboradores por parte da empresa está incluso no planejamento de marketing, pois quando o colaborador se sente bem em sua função, ele tende a passar uma imagem positiva da empresa para os clientes externos. Assim, o trabalho buscou por resultados que permitiram um maior entendimento sobre o tema Endomarketing, bem como a aplicação de suas ações para colaboradores de uma empresa do ramo avícola onde pôde-se identificar que existem ações do Endomarketing segundo à percepção de seus colaboradores e pôde-se também realizar sugestões de melhorias quanto à satisfação dos clientes internos.
Abstract: The purpose of this study is to identify the influence of the actions of Internal marketing on the perception of value of a collaborator about the company in which it operates. The factors of motivation, interaction, recognition, communication, stimulation, training for qualification are evidenced in the consequent commitment of employees who will tend to satisfy the needs of the clients. Thus, bibliographic reviews were carried out to understand the concepts and theory of pertinent topics such as communication, strategic management, people management and Internal marketing to compare with the results obtained by a case study done through a questionnaire applied by an equivalent sample to 11 researched to know their information and characteristics. Employee investment by the company is included in the marketing planning, because when the employee feels good in his job, he tends to pass a positive image of the company to the external clients. Thus, the work sought results that allowed a greater understanding on the topic Internal marketing, as well as the application of its actions to employees of a poultry business where it was possible to identify that there are actions of Internal marketing according to the perception of its employees and could It is also possible to make suggestions for improvements regarding internal customer satisfaction.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/16149
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