Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/16130
Título: Modelagem matemática aplicada na gestão de manutenção: um estudo feito em uma indústria do setor de borracha
Título(s) alternativo(s): Mathematical modelling applied in maintenance management: a study performed in a rubber industry
Autor(es): Künzel, Eric Edward
Orientador(es): Melo, Everton Luiz de
Palavras-chave: Manutenção
Modelagem
Programação linear
Borracha - Indústria
Maintenance
Modelyng
Linear programming
Rubber industry trade
Data do documento: 25-Set-2017
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Ponta Grossa
Citação: KÜNZEL, Eric Edward. Modelagem matemática aplicada na gestão de manutenção: um estudo feito em uma indústria do setor de borracha. 2017. 68 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Engenharia de Produção) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2017.
Resumo: As operações de uma indústria têm uma grande dependência de seus equipamentos, sendo estes, muitas vezes, os principais responsáveis pelo seu processo produtivo. Para garantir o constante funcionamento do maquinário e a adequada qualidade desde a produção até o produto final é necessária a elaboração de um plano de manutenção eficaz. O maior desafio na gestão de manutenção é elaborar um planejamento que balanceie os custos nela envolvidos e que evite paradas não planejadas. Este estudo tem como intenção a abordagem de um problema de manutenção, tendo em vista a limitação de recursos e os custos envolvidos, através da programação linear inteira. Seu objetivo é utilizar e verificar o comportamento de um modelo existente, a fim de auxiliar na decisão de realizar a manutenção preventiva em uma parte da linha de produção de uma empresa do setor de borracha.
Abstract: The operations of an industry have an enormous reliability on its equipment, which play, mostly, a very important role in the organization`s production process. To ensure the constant running of the machinery and the proper quality from the production to the product itself, the formulation of an effective maintenance plan is crucial. The biggest challenge in maintenance management is to elaborate a plan that controls maintenance expenses and prevents unplanned halts. This paper approaches a maintenance problem through integer linear programming, considering the resources limitation and costs involved. The main goal is to implement and verify an existing model, to support the decision-making of the preventive maintenance on a part of a production line in a rubber industry.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/16130
Aparece nas coleções:PG - Engenharia de Produção

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PG_DAENP_2017_2_02.pdf1,17 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.