Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/16051
Título: Desenvolvimento do mapa de fluxo de valor para melhoria de processos de uma empresa de processamento de borracha
Título(s) alternativo(s): Development of the value stream mapping for improving processes in a rubber processing company
Autor(es): Messeri, Rafael dos Santos
Orientador(es): Chiroli, Daiane Maria De Genaro
Palavras-chave: Borracha - Indústria
Controle de produção
Produção enxuta
Rubber industry trade
Production control
Lean manufacturing
Data do documento: 26-Nov-2018
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Ponta Grossa
Citação: MESSERI, Rafael dos Santos. Desenvolvimento do mapa de fluxo de valor para melhoria de processos de uma empresa de processamento de borracha. 2018. 72 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Engenharia de Produção) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2018.
Resumo: O presente trabalho se dedica em apresentar melhorias a partir do mapeamento de processos de uma empresa que processa borracha. Para isso foram analisados os processos por meio do Mapeamento de Fluxo de Valor, desde o recebimento da matéria-prima até a expedição, avaliado o fluxograma das atividades, calculado o tempo takt e apresentado o Mapa de Estado Atual. A partir da compreensão do processo gargalo e as influências que afetam a produtividade de forma negativa, foi apresentado o Mapa de Estado Futuro. O planejamento e controle da produção é a área que engloba os métodos utilizados para realização do presente estudo, mais especificamente com relação à melhoria dos processos. Com a finalidade de apresentar um auxílio na implementação das melhorias foi elaborado um plano de ação para a empresa. Ao fim, o resultado obtido foi a redução de pelo menos metade do tempo de não agregação de valor, resultando desta forma em um aumento de 100% em relação ao tempo de lead time que a empresa agrega valor ao produto no estado atual.
Abstract: The current study is dedicated to present improvements from the process mapping in a rubber processing company. For this, the processes were analyzed through Value Stream Mapping, the activity fluxogram was evaluated, the takt time was calculated and the Current State Map is presented. From the understanding of the bottleneck process and the influences that affect productivity in a negative way, was presented the Future State Map. Production planning and control is the area that embraces the methods used to accomplish the present study, more specifically in relation to process improvement. In order to help in the implementation of the improvements an action plan was elaborated for the company. Finally, the result obtained was the reduction of at least half the time of non-aggregation of value, resulting in a 100% increase in relation to the time of lead time that the company adds value to the product in the current state.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/16051
Aparece nas coleções:PG - Engenharia de Produção

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PG_DAENP_2018_2_11.pdf1,39 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.