Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/16050
Título: Simulação de cenários para escolha de uma política de estoque: um estudo de caso em uma empresa varejista de equipamentos para agrimensura
Título(s) alternativo(s): Simulation of scenarios to choose an inventory policy: a case study at a surveying equipment retailer
Autor(es): Assis, Rafaela Maria Biglia de
Orientador(es): Kachba, Yslene Rocha
Palavras-chave: Controle de estoque
Controle de custo
Agrimensura - Instrumentos
Inventory control
Cost control
Surveying - Instruments
Data do documento: 6-Dez-2018
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Ponta Grossa
Citação: ASSIS, Rafaela Maria Biglia de. Simulação de cenários para escolha de uma política de estoque: um estudo de caso em uma empresa varejista de equipamentos para agrimensura. 2018. 95 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Engenharia de Produção) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2018.
Resumo: O gerenciamento de estoques em empresas garante a eficiências de seus processos ao mesmo tempo que as tornam competitivas no mercado. Neste contexto, o presente estudo observou o setor de revenda de uma empresa de agrimensura e verificou que seu problema com estoques estava concentrado na política de reposição. Deste modo, com o objetivo de propor uma política alternativa para reduzir os custos gerados com estoques no setor, aplicou-se uma metodologia de simulação de cenários, onde cada cenário foi construído para um mesmo horizonte de tempo, porém variando para cada modelo sua natureza e forma de pedido de lote. O resultado obtido foi o cenário que apresentou uma redução de 87% no custo total que, por fim, os valores de suas variáveis foram aplicados na elaboração da proposta de política de estoque para a empresa estudada.
Abstract: Enterprise inventory management ensures the efficiencies of processes while making them competitive in the marketplace. In this context, the present study observed the resale sector of a surveying company and found that its inventory problem was focused on the replacement policy. Thus, with the objective of proposing an alternative policy to reduce the costs generated by inventories in the sector, a scenario simulation methodology was applied, where each scenario was constructed for the same time horizon, but for each model and lot order form, their nature was varied. The result obtained was a scenario that presented a 87% reduction in total cost, which, finally, the values of its variables were applied in the elaboration of the proposal of stock policy for the company studied.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/16050
Aparece nas coleções:PG - Engenharia de Produção

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PG_DAENP_2018_2_21.pdf2,19 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.