Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/1597
Título: Conversando com a tecnologia: contribuições de João Augusto Bastos para a educação tecnológica
Autor(es): Silva, Maclovia Corrêa da (Org.)
Palavras-chave: Bastos, João Augusto S. L. A. (João Augusto de Souza Leão Almeida)
Tecnologia de ponta e educação
Centro Federal de Educação Tecnológica do Paraná - Estudo e ensino (Pós-graduação)
Abordagem interdisciplinar do conhecimento na educação
High technology and education
Centro Federal de Educação Tecnológica do Paraná - Study and teaching (Graduate)
Interdisciplinary approach in education
Data do documento: 2015
Editor: UTFPR Editora
Câmpus: Curitiba
Citação: SILVA, Maclovia Corrêa da (Org.). Conversando com a tecnologia: contribuições de João Augusto Bastos para a educação tecnológica. Curitiba: UTFPR Editora, 2015. 355 p.
Resumo: Para o leitor deste livro reservamos um repasse histórico dos esforços realizados no campo da educação para sedimentar as bases necessárias para a formação do cidadão participante do processo sócio-técnico e da ação dialógica e comunicativa com o mundo tecnológico. São dez artigos que discorrem sobre diversos aspectos das relações entre educação e tecnologia, vivenciados pelo autor, o qual em nenhum momento esqueceu os pensadores que com ele dialogaram como Jürgen Habermas, Karl Marx, Karl Popper, Theodor Adorno, Max Horkheimer e Ruy Gama. Será possível sonhar e fugir do saber instrumental para incorporar a experiência contínua tecida nas práticas e vivências com os sujeitos. Nesta atmosfera de conceitos, características e perspectivas encontra-se a educação tecnológica, que perpassa o diálogo com a tecnologia, a apropriação do conhecimento e a interdisciplinaridade. Conversando com a tecnologia interage-se com a sociedade de modo que as demandas sejam parte de projetos deste domínio do conhecimento e das demais ciências. Significa também explorar saberes e fazeres de profissionais e educadores que trabalham neste campo pleno de valores normativos e formativos.
Abstract: For the reader of this book it is reserved a historical walk through the efforts realized in the field of education to settle the necessary basis for the formation of a participating citizen in the socio-technical process and the dialogic and communicative action with the technological world. There are ten articles that discuss about many aspects of the relationship between education and technology, experienced by the author, who at any moment forgot thinkers with whom he spoke as Jürgen Habermas, Karl Marx, Karl Popper, Theodor Adorno, Max Horkheimer and Ruy Gama. You can dream and run away from the instrumental knowledge to incorporate the woven continuous experience in the practice and experience with people. In this atmosphere of concepts, characteristics and perspectives is the technological education, which runs through dialogue with technology, possession of knowledge and interdisciplinary. Talking to the technology, the subject interacts with society so that the demands are part of projects in this field of this champ of knowledge and the other sciences. It also means to explore knowledge and practices of professionals and educators working in this field full of normative and formative values.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/1597
ISBN: 9788570141408
Aparece nas coleções:Ciências Humanas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
educacaotecnologia.pdf4,18 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons