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Título: Representações semióticas e dinâmicas: um estudo sobre os percursos de estudantes no desenvolvimento intuitivo do conceito de limites
Título(s) alternativo(s): Semiotic representations and dynamics: a study on the pathways of students in the intuitive concept development limits
Autor(es): Schwertner, Anderson Ervino
Orientador(es): Vertuan, Rodolfo Eduardo
Palavras-chave: Tecnologia
Matemática - Estudo e ensino
Fractais
Technology
Mathematics - Study and teaching
Fractals
Data do documento: Jul-2016
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Toledo
Citação: SCHWERTNER, Anderson Ervino. Representações semióticas e dinâmicas: um estudo sobre os percursos de estudantes no desenvolvimento intuitivo do conceito de limites. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Toledo, 2016.
Resumo: O presente artigo é fruto de diversas discussões realizadas pelos autores, num período de cerca de 2 anos, e nasceu das percepções dos mesmos sobre as potencialidades do emprego das Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação, mais especificamente do GeoGebra, no desenvolvimento de conceitos matemáticos. Tendo por embasamento teórico a Teoria dos Registros de Representação Semiótica, desenvolvida por Raymond Duval (2009, 2011, 2013), objetiva-se por meio deste, analisar a influência das chamadas representações dinâmicas sobre os percursos de estudantes no desenvolvimento intuitivo do conceito de limites. Dessa forma, desenvolveu-se uma pesquisa de caráter qualitativo, amparada por ampla revisão bibliográfica e sustentada com dados provenientes de estudo de caso. Conclui-se abarcando algumas confluências nos percursos tomados pelos estudantes e suas implicações, como a realização constante de conversões entre registros e a necessidade de readequação dos “tempos” de cada tarefa. Assim como, propõe-se uma breve caracterização das Representações Semióticas e Dinâmicas.
Abstract: This article is the result of several discussions held by the authors over a period of about two years, and was born of the perceptions of the same on the potential of the use of Information and Communication Technologies in Education, specifically GeoGebra in the development of mathematical concepts. Having a theoretical foundation Theory of Semiotics Representation Registers, developed by Raymond Duval (2009, 2011, 2013), the objective is hereby analyze the influence of so-called dynamic representations of the paths of students in the intuitive concept development limits. Thus, a qualitative research was developed, supported by extensive literature review and supported with data from case study. It was concluded covering some confluences the routes taken by students and their implications, as the constant performing conversions between records and the need for readjustment of the "times" of each task. As it is proposed that a brief description of the representations Semiotic and Dynamics.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/15844
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