Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/15779
Título: Elaboração de um projeto executivo para aproveitamento de águas pluviais no bloco “E” da UTFPR câmpus Toledo e comparação com o sistema implantado
Título(s) alternativo(s): Elaboration of an executive project for pluvial water development in the "E" block of UTFPR campus Toledo and comparision with implanted system
Autor(es): Polachini, Felipe Berticelli
Orientador(es): Abumanssur, Calil
Palavras-chave: Água - Reuso
Água - Captação
Estruturas hidráulicas
Water reuse
Water, harvesting
Hydraulic structures
Data do documento: 10-Nov-2019
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Toledo
Citação: POLACHINI, Felipe Berticelli. Elaboração de um projeto executivo para aproveitamento de águas pluviais no bloco “E” da UTFPR câmpus Toledo e comparação com o sistema implantado. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Civil) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Toledo, 2017.
Resumo: A diminuição da disponibilidade hídrica e o aumento gradativo das demandas tem incentivado cada vez mais a busca por soluções sustentáveis e fontes alternativas de abastecimento. Nesse contexto, o aproveitamento das águas pluviais tem se mostrado uma alternativa cada vez mais atrativa para suprir as demandas existentes, utilizando água não potável em atividades que não requerem potabilidade, diminuindo assim o consumo de água potável. Com base nisso, o presente trabalho buscou elaborar um projeto para aproveitamento das águas pluviais, com uso previsto na limpeza dos ambientes do bloco “E”, seguindo as recomendações de órgãos públicos e autores que são referência no assunto de aproveitamento pluvial, bem como as normas da ABNT. Deste modo, realizou-se uma comparação técnica com o projeto implantado, apontando as irregularidades presentes e sugerindo melhorias. Foram explanados o procedimento de cálculo do diâmetro da tubulação, potência da bomba, pressões nos pontos de consumo, dimensionamento do filtro, volume de armazenamento, conceito de reservatório de descarte e demais parâmetros técnicos que são necessários na elaboração de um sistema eficiente para aproveitamento de águas pluviais. Na elaboração do projeto, a partir do volume pré-calculado de 28 m³ e uma área de captação pluvial igual a 285,4 m², foi redirecionado o fluxo da cobertura aos filtros e reservatórios por meio de novas caixas de inspeção pluvial, dimensionadas no trabalho. Realizou-se um levantamento in loco com intuito de verificar a implantação ou não dos componentes de instalações pluviais previstos no projeto executivo. O estudo constatou incompatibilidades entre o projeto executivo e as instalações que foram efetivamente implantadas, além de elencar os itens normativos obrigatórios que não foram implantados e sugerir melhorias, por meio da comparação com o projeto elaborado.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/15779
Aparece nas coleções:TD - Engenharia Civil

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
aproveitamentoaguaspluviais.pdf752,47 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.