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Título: Método avaliativo de acessibilidade como instrumento de gestão pública: estudo em instituições de ensino em Toledo - PR
Título(s) alternativo(s): Method of accessibility as a tool for public management: study in educational institutions in Toledo - PR
Autor(es): Cabral, Mariana Perez
Orientador(es): Feiber, Silmara Dias
Palavras-chave: Instalações escolares
Escolas - Mobiliário e equipamento
Desenho universal
Projeto de acessibilidade para estudantes com deficiência
School facilities
Schools - Furniture, equipment, etc
Universal design
Barrier-free design for students with disabilities
Data do documento: 7-Nov-2017
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Toledo
Citação: CABRAL, Mariana Perez. Método avaliativo de acessibilidade como instrumento de gestão pública: estudo em instituições de ensino em Toledo – PR. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Civil) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Toledo, 2017.
Resumo: Os portadores de necessidades especiais enfrentam diariamente situações limitantes, seja no aspecto de mobilidade física ou inclusão social. Os fatores que limitam a plenitude de execução de atividades e a independência individual estão presentes em topo tipo de edificação pública. Reconhecendo-se este fato, o presente trabalho explana sobre a acessibilidade em edificações públicas escolares, uma vez que este é o ambiente base para a formação intelectual e social dos indivíduos. Os aspectos limitantes relacionados a mobilidade espacial encontrados em instituições de ensino ocorrem devido a projetos mal elaborados ou mal executados. A proposta de pesquisa considera que esses aspectos limitantes podem ser minimizados ou extinguidos através da mensuração dos seus efeitos para cada usuário que o utiliza. Assim, com o intuito de facilitar a vistoria de acessibilidade em instituições públicas de ensino, o presente trabalho tem como proposta a elaboração de um método avaliativo com base na NBR 9050/2015 que diz respeito à Acessibilidade a edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos. O método avaliativo baseia-se na identificação dos percentuais de conformidade para os ambientes e usuários, indicação dos itens exatos da norma de referência para cada condição descrita, como também a identificação visual das irregularidades através de um relatório fotográfico. O objetivo é proporcionar maior exatidão na identificação dos obstáculos técnicos e consequentemente maior precisão de respaldo normativo para que ocorra maior agilidade no processo de adequações técnicas. O método foi aplicado em quatro instituições públicas de ensino localizadas na cidade de Toledo/PR e validado através da coerência dos resultados apresentados e de resultados da literatura. Os resultados obtidos indicaram que os quesitos de menor conformidade com a norma foi o das “Rampas” e “Sanitários, banheiros e vestiários” e o grupo de usuário de menor conformidade foi o das pessoas em cadeiras de rodas. O método avaliativo permite que ações concernentes de ordem técnico-legal possam ser tomadas pelo poder público, com relação à efetiva implantação da acessibilidade em edificações escolares.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/15770
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