Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/15749
Título: Determinação de equações paramétricas para elaboração de estimativas preliminares de custos de instalações elétricas
Título(s) alternativo(s): Determining parametric equations for preliminary cost-estimation of electrical installations
Autor(es): Borchardt, Djonatan Kawei
Orientador(es): Bressiani, Lucia
Palavras-chave: Construção civil - Estimativas
Orçamento
Carga e distribuição elétrica
Building - Estimates
Budget
Electric charge and distribution
Data do documento: 23-Nov-2016
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Toledo
Citação: BORCHARDT, Djonatan Kawei. Determinação de equações paramétricas para elaboração de estimativas preliminares de custos de instalações elétricas. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Civil) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Toledo, 2016.
Resumo: O orçamento de um empreendimento é um processo que demanda tempo e muita atenção de seu executor, pois uma obra é composta por inúmeros serviços e insumos desde seu início ao término. Quanto mais divididos forem os pacotes de serviços do orçamento, maior será sua precisão. Entretanto, nem sempre se dispõem do tempo necessário para fazê-lo da forma com que se deveria. Muitas vezes, também é constatada a falta dos projetos e especificações no momento da realização da estimativa de custos. Em função disso, este trabalho procura contribuir com o estudo de indicadores paramétricos, que podem ser utilizados para realização de estimativas preliminares de custos. Para isso, foi efetuado um estudo buscando gerar indicadores para o processo de quantificação de insumos referentes a instalações elétricas. Para a realização do trabalho foram utilizados 50 projetos elétricos de residências unifamiliares da região Oeste do Paraná. Os projetos são todos de residências de um pavimento, cujas áreas variam entre 96,37m² e 213,75m², e foram projetados por diferentes profissionais, tanto no que se refere aos projetos elétricos, como dos arquitetônicos. Numa primeira etapa foram levantados os dados dos projetos, tais como, área construída, comprimento dos fios elétricos, números de pontos elétricos, comprimento dos eletrodutos, números de tomadas, interruptores e luminárias. Após o levantamento dos dados, foram gerados os gráficos de regressão e suas respectivas equações paramétricas e calculados os índices, que passaram por análises estatísticas, e posteriormente comparados com outros índices já existentes na literatura. Com principais resultados pode ser destacado que os indicadores em função do número de pontos elétricos se apresentaram mais precisos, mostrando assim que existe uma relação proporcional entre o aumento da quantidade de pontos elétricos e do comprimento dos eletrodutos e fios elétricos.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/15749
Aparece nas coleções:TD - Engenharia Civil

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
custosinstalacoeseletricas.pdf1,28 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.