Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/15743
Título: Urbanismo: tornando um bairro sustentável
Título(s) alternativo(s): Urbanism: making a sustainable neighborhood
Autor(es): Hemkemeier, Thiago Alex
Orientador(es): Feiber, Silmara Dias
Palavras-chave: Engenharia sustentável
Bairros - Planejamento
Desenvolvimento urbano sustentável
Sustainable engineering
Neighborhood planning
Sustainable urban development
Data do documento: 6-Jun-2016
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Toledo
Citação: HEMKEMEIER, Thiago Alex. Urbanismo: tornando um bairro sustentável. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Civil) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Toledo, 2016.
Resumo: A evolução dos centros urbanos pós-guerras, em especial no continente europeu, foi marcada pelo Urbanismo Moderno e pelo Novo Urbanismo. Estes conceitos trazem ideias diferentes em suas raízes, destacadamente em relação a organização das cidades. Enquanto o Urbanismo Moderno caracterizou-se pela dispersão urbana, decorrente da setorização das cidades, o Novo Urbanismo, focado na sustentabilidade, surgiu para aprimorar os centros urbanos, que antes dependiam da utilização extrema do automóvel, prejudicando o meio ambiente. Com esta postura surgiram as comunidades sustentáveis. Para auxiliar as ações práticas do Novo Urbanismo foram criados Selos de certificação que estabelecem normas para as construções sustentáveis e premiam as obras que estão de acordo com os critérios impostos. Neste contexto são apresentados diversos princípios de crescimento urbano inteligente, segundo o Novo Urbanismo, e para seguir esses princípios muitas cidades, ou comunidades utilizam diferentes técnicas, metodologias e estratégias. Portanto, para a realização deste trabalho, adotou-se a metodologia de pesquisa bibliográfica seguida de estudos de casos reais de quatro bairros, dois Nacionais e dois Internacionais, que tem como diferencial a preocupação com o viés sustentável. Estes estudos visaram pontuar as principais estratégias a serem seguidas na possibilidade de um bairro da cidade de Toledo atingir a mesma meta dos que foram estudados. Para facilitar a coleta e comparação das estratégias utilizadas para tornar cada bairro sustentável, foram criadas planilhas, para que em seguida fossem listadas as diretrizes que podem ser aplicadas a cidade de Toledo. A partir desta lista foi possível indicar um bairro já existente da cidade de Toledo que teria maior possibilidade de adaptação em atendimento às diretrizes e se tornar um bairro, dentro de seus limites potenciais, de caráter sustentável.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/15743
Aparece nas coleções:TD - Engenharia Civil

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
urbanismotornandobairrosustentavel.pdf3,79 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.