Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/15738
Título: Estudo de caso: análise das curvas de agregação de recursos da programação de obras financiadas e executadas na região oeste do Paraná
Autor(es): Moresco, Patricia Carine
Orientador(es): Furlan, Gladis Cristina
Palavras-chave: Construção civil - Estimativas
Financiamento de projetos
Controle de custo
Building - Estimates
Project finance
Cost control
Data do documento: 5-Jun-2017
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Toledo
Citação: MORESCO, Patricia Carine. Estudo de caso: análise das curvas de agregação de recursos da programação de obras financiadas e executadas na região oeste do Paraná. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Civil) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Toledo, 2017.
Resumo: Diante da necessidade de técnicas de planejamento, programação e controle financeiro na construção civil, buscou-se estudar a aplicação de curvas de agregação de recursos e a derivada da curva S padrão, denominada curva ideal simples. A curva S padrão é obtida a partir de uma equação que gera um gráfico, o qual propõem a quantidade ideal de recursos financeiros mês a mês. Para tal feito, o trabalho analisou cronogramas físicos-financeiros de obras residenciais, aprovadas por agências bancárias para financiamento habitacional, executadas na região oeste do Paraná. As residências possuem dimensões variando entre 30 e 200m², com diferentes prazos de execução e valores financiados. De modo geral, o cronograma físico-financeiro e a curva de agregação de recursos, podem ser utilizadas para gerenciar o processo construtivo. Desta forma, o objetivo deste trabalho foi comparar o formato das curvas de agregação de recursos financeiros não acumulados, obtida através dos cronogramas físico-financeiros, com a curva ideal simples, identificando o tempo de mobilização, estabilização e desmobilização dos recursos financeiros. Também foi buscado índices que pudessem representar os serviços dos cronogramas com relação ao custo global da obra, e por fim, foi feito uma breve análise da relação do CUB da região com o CUB disponibilizado nos cronogramas físico-financeiros.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/15738
Aparece nas coleções:TD - Engenharia Civil

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
recursosprogramacaoobrasfinanciadas.pdf1,05 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.