Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/15735
Título: Estudo numérico do coeficiente de majoração da carga vertical devido ao peso próprio de sapatas em solos coesivos
Autor(es): Rampim, Isabela Tavares
Orientador(es): Savaris, Gustavo
Palavras-chave: Fundações (Engenharia)
Mecânica do solo
Engenharia geotécnica
Foundations
Soil mechanics
Geotechnical engineering
Data do documento: 5-Jun-2017
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Toledo
Citação: RAMPIM, Isabela Tavares. Estudo numérico do coeficiente de majoração da carga vertical devido ao peso próprio de sapatas em solos coesivos. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Civil) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Toledo, 2017.
Resumo: Ao realizar o dimensionamento de sapatas rígidas é necessário determinar todos os parâmetros e cargas a serem utilizados. Porém o peso próprio das sapatas é desconhecido, e não pode ser desconsiderado o que resultaria em um sub dimensionamento da estrutura. Para isso é utilizado um coeficiente de majoração, que majora a carga proveniente da superestrutura. Para este coeficiente é utilizado um valor entre 1,05 e 1,10, seguindo literaturas existentes. Este trabalho faz um estudo numérico deste coeficiente em sapatas rígidas retangulares, assente em solos coesivos. São calculadas as capacidades de carga das sapatas utilizando a teoria de Meyerhof e a teoria de Vesic, utilizando esses valores para determinar a carga máxima que o solo pode suportar. Com a área da sapata pré-definida é possível determinar o peso da sapata. Assim calculou-se o coeficiente de majoração considerando o peso calculado da sapata e a carga aplicada na mesma. Foram encontrados resultados para o coeficiente variando entre 1,0028, para a sapata assente em solo duro com menor área, e 1,103, para a sapata assente em solo muito mole com maior área. Nos casos dos solos médio, rijo e duro foram encontrados valores abaixo de 1,05, mostrando que os valores recomendados pela literatura podem ser considerados superdimensionados. Nos casos de solos mole e muito mole, foram encontrados valores dentro do recomendado. Para utilizar valores abaixo de 1,05 são necessários mais estudos para que se confirme esse estudo.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/15735
Aparece nas coleções:TD - Engenharia Civil

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
estudonumericocoeficientemajoracao.pdf772,33 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.