Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/15726
Título: Avaliação das dosagens e resistências à compressão dos concretos produzidos em obras de pequeno porte na cidade de Toledo-PR
Título(s) alternativo(s): Evaluation of the concrete mix ratio and compressive strength of the concrete made in small work site in Toledo - PR
Autor(es): Ferreira, Marcelo Silva
Orientador(es): Savaris, Gustavo
Palavras-chave: Agregados (Materiais de construção)
Cimento Portland
Resistência de materiais
Aggregates (Building materials)
Portland cement
Strength of materials
Data do documento: 10-Jun-2016
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Toledo
Citação: FERREIRA, Marcelo Silva. Avaliação das dosagens e resistências à compressão dos concretos produzidos em obras de pequeno porte na cidade de Toledo-PR. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Civil) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Toledo, 2016.
Resumo: O concreto produzido em in loco ainda é muito utilizado, podendo ser empregado nas obras de pequeno porte em elementos estruturais como pilares, vigas e blocos de fundação, onde o volume necessário de concreto é baixo, tornando-se viável a confecção do material no próprio local. Em obras de pequeno porte não é comum o controle tecnológico do concreto utilizado, o que pode ocasionar o aparecimento de patologias, quando os resultados obtidos em prática não atendem aos dimensionados. Portanto o objetivo deste trabalho é analisar as resistências dos concretos produzidos in loco, na cidade de Toledo-PR. Para isso foram selecionadas seis obras aleatórias, que se enquadrassem nos padrões construtivos de uma obra de pequeno porte e que utilizasse cimento CPII-Z-32. Com intuído de uma caracterização do estudo de resistência foram coletadas amostras de concreto e dos agregados constituintes e feitos ensaios de granulometria, umidade, massa específica, abatimento de cone e resistência à compressão. Para o auxílio das análises dos dados, foi coletado também o traço em volume das obras selecionadas, estes traços foram obtidos através da quantificação dos componentes do concreto de cada mistura. Para as análises das resistências ainda foi calculado o fck de todas as obras, utilizando as formulas normatizadas para amostras de casos excepcionais, e comparado com o valor mínimo normatizado de 20MPa. Posteriormente utilizando os resultados obtidos desenvolveu-se um diagrama semelhante ao proposto pelo IPT/EPUSP. Este diagrama oferece auxílio na elaboração de possíveis traços de dosagem, sendo que os resultados podem apresentar pequenas variações devido as condições climáticas. Devido as constantes atualizações das normas, a inexistência de projetos estruturais na maioria das obras analisadas e um menor controle das dosagens de materiais, somente 33,3% das amostras atenderam aos padrões mínimos de resistência à compressão característica. Foi notado também que o melhor indicador da pesquisa é o fator água/cimento, que apresentou uma relação inversa a resistência a compressão, ou seja, quanto menor o fator maior a resistência.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/15726
Aparece nas coleções:TD - Engenharia Civil

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dosagensresistenciascompressaoconcretos.pdf
  Disponível a partir de 2024-05-15
918,25 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.