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Título: O estudo na praça nas aulas de ciências: concepções de professores em formação inicial e estudantes do ensino fundamental
Título(s) alternativo(s): Study on the square in science classes: conceptions of teachers in initial education and middle students
Autor(es): Nascimento, Naina Bernardo do
Orientador(es): Fujii, Rosangela Araujo Xavier
Palavras-chave: Prática de ensino
Praças
Ciência - Estudo e ensino
Student teaching
Plazas
Science - Study and teaching
Data do documento: 21-Out-2019
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Santa Helena
Citação: NASCIMENTO, Naina Bernardo. O estudo na praça nas aulas de ciências: concepções de professores em formação inicial e estudantes do ensino fundamental. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Santa Helena, 2019.
Resumo: Muito tem se discutido sobre a Educação no Brasil e a prática docente nas disciplinas de Ciências, bem como a atuação dos professores e suas metodologias. A exploração de um determinado espaço não formal pode ser uma possibilidade para facilitar o processo de ensino aprendizagem no ensino de Ciências. Diante desse contexto, foi realizada uma pesquisa bibliográfica relacionada com a importância e viabilidade de utilização de espaços urbanos, como as praças públicas, para atividades didático-pedagógicas na disciplina de Ciências. Posteriormente, foi levantado o entendimento de professores em Formação Inicial e alunos do Ensino Fundamental de escolas públicas da cidade de Santa Helena em relação à utilização das praças públicas como espaço de ensino e aprendizagem de Ciências. Desse modo, para construção dos dados junto aos professores em Formação Inicial e estudantes do Ensino Fundamental, foi elaborado um questionário com questões optativas e dissertativas relacionadas à utilização das praças públicas para o ensino e aprendizagem de Ciências. A praça pública assim como diversos outros espaços urbanos podem servir como instrumento no desenvolvimento de atividades educacionais envolvendo professores, e seus alunos, em especial aqueles das escolas mais próximas às praças.
Abstract: Much has been discussed about education in Brazil and teaching practice in sciences subjects, as well as the performance of teachers and their methodologies. Exploring a particular non-formal space may be a possibility to facilitate the science teaching process. Given this context, a specialized bibliographic research was conducted with the importance and feasibility of using urban spaces, such as public squares, for didactic-pedagogical activities in the sciences discipline. Subsequently, it was created the understanding of teachers in Initial Formation and elementary school students of public schools in the city of Santa Helena regarding the use of public squares as a space for teaching and learning science. This way, for the construction of data with the Initial Education teachers and Elementary School Students, a questionnaire was elaborated with optional and dissertative questions related to the use of public squares for the teaching and learning of sciences. The public square as well as several other urban spaces can serve as an instrument for the development of educational activities involving teachers, and their students, especially students from schools closest to the squares.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/15642
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