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Título: Formação inclusiva: implicações e contribuições da disciplina de língua brasileira de sinais (LIBRAS) na formação inicial de professores de Ciências Biológicas
Título(s) alternativo(s): Inclusive education: implications and contributions of the brazilian sing language discipline (LIBRAS) in the initial training of Biological Sciences teachers
Autor(es): Formulo, Cleberton
Orientador(es): Sausen, Edilena da Silva Frazão
Palavras-chave: Lingua brasileira de sinais
Educação inclusiva
Estudantes surdos
Brazilian sign language
Inclusive education
Deaf students
Data do documento: 19-Nov-2019
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Santa Helena
Citação: FORMULO, Cleberton. Formação inclusiva: implicações e contribuições da disciplina de língua brasileira de sinais (LIBRAS) na formação inicial de professores de ciências biológicas. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Santa Helena, 2019.
Resumo: A Língua Brasileira de Sinais constitui-se na forma de expressão e comunicação oficial das pessoas surdas estabelecida através da lei nº 10.436/2002, caracterizada por sua configuração visual-motora e estruturada por uma gramática própria. O presente trabalho teve como objetivo analisar as concepções de um grupo de acadêmicos do curso de licenciatura de Ciências Biológicas da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), câmpus Santa Helena, sobre a significância da inclusão da disciplina de Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) na matriz curricular do curso. Inicialmente foi elaborado um questionário com questões optativas e dissertativas para levantamento do perfil dos entrevistados, o grau de relacionamento com pessoas surdas e nível de contribuição da disciplina de LIBRAS na sua atuação como docente acerca dos processos de ensino e aprendizagem considerando a presença de alunos surdos no contexto educacional. Esta pesquisa se caracterizou como uma pesquisa descritiva, de cunho qualitativo, não tendo seu objetivo focado na quantidade e sim na qualidade dos dados levantados, apresentados e discutidos de forma descritiva. Como resultados, obteve-se que os licenciandos participantes dessa pesquisa, em sua maioria, atribuem muita importância a disciplina de LIBRAS se fazer presente na matriz curricular do curso de licenciatura em Ciências Biológicas, embora ressaltem não se sentirem totalmente preparados para atuarem como docentes na presença de um aluno surdo.
Abstract: The Brazilian Sign Language is the official form of expression and communication of deaf people established by Law No. 10.436 / 2002, characterized by its visual-motor configuration and structured by its own grammar. The present work objective was to analyze the conceptions of a group of undergraduate students of Biological Sciences at the Federal Technological University of Paraná (UTFPR), Santa Helena campus, about the significance of the inclusion of the Brazilian Sign Language (LIBRAS) discipline in the course syllabus. Initially a questionnaire was elaborated with scaled and open questions to survey the profile of the interviewees, the degree of relationship with deaf people and the level of contribution of LIBRAS discipline in their role as a teacher, about the teaching and learning processes considering the presence of deaf students in the educational context. This research was characterized as a descriptive, qualitative research, not focusing on quantity but on the quality of the data collected, presented and discussed descriptively. As a result, it was found that most of the students participating in this research ascribe a great importance to the LIBRAS discipline being present in the course syllabus of the undergraduate course in Biological Sciences, although they point out that they do not feel fully prepared to act as teachers in a case with the presence of a deaf student.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/15635
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