Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/15610
Título: Matriz para confecção de corpo de prova de material cerâmico para ensaio de flexão
Autor(es): Macena, Gustavo Rodrigues da
Orientador(es): Verona, Maria Nalu
Palavras-chave: Material cerâmico - Testes
Automação industrial
Ceramic materials - Testing
Manufacturing automation
Data do documento: 29-Abr-2013
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Pato Branco
Citação: MACENA, Gustavo Rodrigues da. Matriz para confecção de corpo de prova de material cerâmico para ensaio de flexão. 2013. 43 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2013.
Resumo: Ensaios em materiais cerâmicos são realizados fequentemente, sendo necessárias algumas ferramentas para que seja efetuado esses ensaios. Uma dessas ferramentas, que todo o processo passa a depender dela, é a propria matriz, que é usada para a confecção do corpo de prova que será ensaiado no teste de flexão. Através desse dispositivo o corpo de prova é produzido através do processo de compactação do pó cerâmico que nele é inserido. A compactação é uma operação de conformação baseada na prensagem de um pó granulado contido no interior de uma matriz rígida ou de um molde flexível através da aplicação de pressão. O processo necessita de um dispositivo que suporte a pressão imposta por uma prensa hidráulica para compactação total do pó cerâmico. Devido à essa necessidade surgiu a razão de se projetar esse dispositivo com a capacidade de produção dos corpos de prova compostos de material cerâmico, para que os mesmos fossem testados no ensaio de flexão.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/15610
Aparece nas coleções:PB - Tecnologia em Manutenção Industrial

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PB_COMIN_2013_2_05.pdf6,6 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.