Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/1559
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorTravassos, Silvana Maria-
dc.date.accessioned2016-02-22T19:54:39Z-
dc.date.available2016-02-22T19:54:39Z-
dc.date.issued2013-08-16-
dc.identifier.citationTRAVASSOS, Silvana Maria. O uso de um blog como ferramenta de apoio no processo de ensino e aprendizagem no ensino superior. 2013. 116 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciência e Tecnologia) - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2013.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/1559-
dc.descriptionAcompanha: Manual didático para elaboração e aplicação de um blog utilizando atividades no formato webquests como ferramenta de apoio a disciplina de gerencimanento de estoques no ensino superior.pt_BR
dc.description.abstractThis study aims to evaluate the use of a blog as a support tool in higher education, specifically in the discipline of inventory management. To this end, this work is based on the Theory of Meaningful Learning, David Ausubel, adopting a critical Moreira considering its principles in facilitating teaching and learning: Questions rather than answers, diversity of materials, learning through error, student as perceiver impersonator, semantic awareness, uncertainty of knowledge, unlearning, knowledge and language diversity strategies. For this research, the use of the blog was interspersed with lectures, through a series of activities called webquest. These activities were developed and understood by the students in the classroom, seeking to promote greater integration in the construction of knowledge through meaningful learning. As an object of study, we analyzed two groups: One course and an Administration of Technology in Logistics. Use was assessed that the students made the blog, their perceptions, relations caused by it inside and outside the classroom, in the interest and influence the student's participation in the discipline. As a result, it was found that it is possible to use the blog as an alternative and efficient tool to support the discipline of Inventory Management. This tool allowed to deepen the knowledge and development of meaningful learning and criticizes the students involved as well, aroused greater interest by discipline and teamwork. Among the most important aspects identified in this study, we highlight the fact that the course of Technology in Logistics, recognize the applicability of the tool webquest supported by the blog, as essential to the process of teaching and learning, if well directed by the teacher.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.subjectEnsino auxiliado por computadorpt_BR
dc.subjectInternet na educaçãopt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectBlogspt_BR
dc.subjectComputer-assisted instructionpt_BR
dc.subjectInternet in educationpt_BR
dc.subjectLearningpt_BR
dc.titleO uso de um blog como ferramenta de apoio no processo de ensino e aprendizagem no ensino superiorpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoEste trabalho tem como objetivo avaliar o uso de um blog como ferramenta de apoio no ensino superior, especificamente na disciplina de gerenciamento de estoques. Para isso, este trabalho apoia-se na Teoria da Aprendizagem Significativa, de David Ausubel, sob a ótica crítica de Moreira, considerando seus princípios na facilitação do ensino e aprendizagem: perguntas ao invés de respostas, diversidade de materiais, aprendizagem pelo erro, aluno como perceptor representador, consciência semântica, incerteza do conhecimento, desaprendizagem, conhecimento como linguagem, diversidade de estratégias. Para essa pesquisa, o uso do blog foi intercalado com as aulas teóricas, através de uma série de atividades denominadas webquest. Tais atividades foram desenvolvidas e compreendidas pelos alunos em sala de aula, buscando promover uma maior integração na construção do conhecimento por meio de uma aprendizagem significativa. Como objeto de estudo, foram analisadas duas turmas: uma do curso de Administração e uma de Tecnologia em Logística. Foi analisado o uso que os alunos fizeram do blog, suas percepções, as relações provocadas por ele dentro e fora da sala de aula, e a influência no interesse e na participação do aluno na disciplina. Como resultado, constatou-se que é possível utilizar o blog como uma ferramenta alternativa e eficiente no apoio à disciplina de Gerenciamento de Estoques. Esta ferramenta permitiu aprofundar o conhecimento e desenvolvimento da aprendizagem significativa e crítica nos alunos envolvidos, bem como despertou um maior interesse pela disciplina e pelo trabalho em equipe. Dentre os aspectos mais importantes identificados nesta pesquisa, destaca-se o fato do curso de Tecnologia em Logística, reconhecer a aplicabilidade da ferramenta webquest apoiada pelo blog, como indispensável ao processo de ensino e aprendizagem, desde que bem direcionada pelo professor.pt_BR
dc.degree.localPonta Grossapt_BR
dc.degree.levelMestradopt_BR
dc.publisher.localPonta Grossapt_BR
dc.contributor.advisor1Resende, Luis Mauricio Martins de-
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologiapt_BR
Aparece nas coleções:PG - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PG_PPGECT_Travassos, Silvana Maria_2013.pdf883,77 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
PG_PPGECT_Travassos, Silvana Maria_2013_1.pdf350,47 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.