Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/15582
Título: Sistema para gerenciamento da disciplina de oficina de projeto e desenvolvimento de software
Autor(es): Carli, Alexandre de
Albani, Patrick Cecato
Orientador(es): Borsoi, Beatriz Terezinha
Palavras-chave: Java (Linguagem de programação de computador)
Sistemas web
Desenvolvimento de sistemas
Gerenciamento de recursos de informação
Java (Computer program language)
Web systems
Development system
Information resources management
Data do documento: 26-Fev-2014
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Pato Branco
Citação: CARLI, Alexandre de; ALBANI, Patrick Cecato. Sistema para gerenciamento da disciplina de oficina de projeto e desenvolvimento de software. 2013. 69 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2013.
Resumo: A disciplina de Oficina de Projeto e Desenvolvimento do Curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Câmpus Pato Branco visa simular uma fábrica de software. Permitindo assim, aos alunos, realizar o desenvolvimento de um projeto de software no contexto de uma fábrica de software baseada em processos que são definidos de acordo com modelos de qualidade. Os processos permitem organizar as atividades e verificar o que está sendo realizado, por quem está sendo realizado, quais os recursos utilizados e os resultados pretendidos em qualquer momento do ciclo de vida. Processos também auxiliam a predizer os resultados a serem obtidos e, assim, controles podem ser definidos para a verificação das métricas de qualidade estabelecidas. Considerando que processos auxiliam no atendimento de padrões de qualidade, definir uma fábrica de software a partir de processos passa a ser relevante no desenvolvimento de produtos que atendam os requisitos definidos para o mesmo. Para facilitar o gerenciamento das atividades por parte do professor e a realização das mesmas pelos alunos que estão organizados em equipes, por meio da realização deste trabalho um sistema para o gerenciamento da disciplina de Oficina de Projeto e Desenvolvimento foi desenvolvido. Embora a solução tenha sido criada para uma disciplina de um curso específico, a mesma se aplica para qualquer atividade acadêmica que vise o desenvolvimento de projetos de software e para gerenciamento de fábricas de software. Esse sistema foi implementado utilizando tecnologias para desenvolvimento para web destacando-se Java com JavaServer Faces e PrimeFaces para a implementação da interface.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/15582
Aparece nas coleções:PB - Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PB_COADS_2013_2_13.pdf1,35 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.