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dc.creatorZanotto, Ricardo Luiz-
dc.date.accessioned2016-02-22T19:22:16Z-
dc.date.available2016-02-22T19:22:16Z-
dc.date.issued2015-04-16-
dc.identifier.citationZANOTTO, Ricardo Luiz. Saberes populares: recurso para o ensino de conceitos químicos num enfoque CTS. 2015. 181 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciência e Tecnologia) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Ponta Grossa, 2015.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/1556-
dc.descriptionAcompanha: Jogo dos pares.pt_BR
dc.description.abstractStarting from the premise that chemistry originated from knowledge and practices related to the transformation of matter, it is considered that should be taught from the dialogue between the various knowledges that are part of the daily lives of students. In this sense, the aim of this study was to analyze the contributions of the use of popular knowledge in the construction of scientific concepts for teaching chemistry. The survey was conducted with a group of 3rd year of high school composed of 30 students of a college of state schools, the southern state of Paraná region. The methodological approach was qualitative, interpretative nature, with participant observation. The collection of data for analysis was executed by means of questionnaires, interviews, discussions, literature searches, preparation and analysis of conceptual maps, summaries, production of texts, photos and drawings. The activities were planned and developed in 8 times, particularly addressing the chemical content of Organic functions. The main results show that the use of popular knowledge was a motivating factor for learning and can be used as spontaneous concepts that enable the creation of cognitive structures as it contributed to the occurrence of building knowledge and conceptual change of profile. In this observation, one can cite as a result, the construction of infographics of chemical concepts such as product research, focusing on the relations of Science, Technology and Society (STS) and the Scientific and Technological Literacy (ACT) as propellants of all discussions that permeated the development of research.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectQuímica - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectCiência - Sociedades, etc.pt_BR
dc.subjectTecnologia e civilizaçãopt_BR
dc.subjectEducação popularpt_BR
dc.subjectLiteracypt_BR
dc.subjectChemistry - Study and teachingpt_BR
dc.subjectScience - Societies, etcpt_BR
dc.subjectTechnology and civilizationpt_BR
dc.subjectPopular educationpt_BR
dc.titleSaberes populares: recurso para o ensino de conceitos químicos num enfoque CTSpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoPartindo-se da premissa de que a Química originou-se de saberes e práticas ligadas à transformação da matéria, considera-se que deva ser ensinada a partir do diálogo entre os diversos saberes que integram o cotidiano dos alunos. Neste sentido, o objetivo geral deste trabalho foi verificar as contribuições da utilização dos saberes populares, sob um enfoque CTS, na construção de conceitos científicos para o ensino de Química. A pesquisa foi realizada com uma turma de 3ª série do Ensino Médio composta de 30 alunos de um colégio da rede estadual de ensino, da região sul do Estado do Paraná. A abordagem metodológica foi a qualitativa, de natureza interpretativa, com observação participante. A coleta de dados para análise efetuou-se por meio de questionários, entrevistas, discussões, pesquisas bibliográficas, elaboração e análise de mapas conceituais, resumos, produção de textos, fotos e desenhos. As atividades foram planejadas e desenvolvidas em oito momentos, abordando, sobretudo, os conteúdos químicos de Funções Orgânicas. Os principais resultados evidenciaram que a utilização dos saberes populares foi um fator motivador da aprendizagem e que esses podem ser usados como conceitos espontâneos, favorecendo a criação de estruturas cognitivas, uma vez que contribuíram para a ocorrência de construção de conhecimento e mudança de perfil conceitual. Além dessa verificação, pode-se citar como resultado, a construção de infográficos de conceitos químicos, como produto da pesquisa, enfocando as relações da Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) e a Alfabetização Científica e Tecnológica (ACT) como propulsores de todas as discussões que permearam o desenvolvimento da pesquisa.pt_BR
dc.degree.localPonta Grossapt_BR
dc.degree.levelMestradopt_BR
dc.publisher.localPonta Grossapt_BR
dc.contributor.advisor1Silveira, Rosemari Monteiro Castilho Foggiatto-
dc.contributor.advisor-co1Sauer, Elenise-
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologiapt_BR
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