Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/15561
Título: Desenvolvimento de um aplicativo para a criacão de um diário de lugares utilizando GPS e imagens da câmera de dispositivos móveis com android
Autor(es): Meurer, Fernando
Orientador(es): Brito, Robison Cris
Palavras-chave: Engenharia de software
Android (Recurso eletrônico)
Sistema de Posicionamento Global
Software engineering
Android (Electronic resource)
Global Positioning System
Data do documento: 11-Out-2012
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Pato Branco
Citação: MEURER, Fernando. Desenvolvimento de um aplicativo para a criacão de um diário de lugares utilizando GPS e imagens da câmera de dispositivos móveis com android. 2012. 54 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2012.
Resumo: A interação entre as pessoas acontece desde os primórdios da raça humana. Essa interação nasceu da necessidade de comunicação do homem ao reproduzir sons, a fim de representar seu mundo natural e facilitar a convivência com outros indivíduos. Com o passar do tempo e a evolução dos seres humanos juntamente com o ambiente que os cerca, ferramentas e métodos de comunicação foram sendo criadas e aprimoradas. As tecnologias existentes atualmente proporcionam a capacidade de comunicação das mais variadas formas, tornando qualquer distância praticamente irrelevante, como exemplo a televisão, o rádio, o telefone e a maior de todas as ferramentas de comunicação hoje, a Internet. A fim de elevar o nível de interação e comunicação, o presente trabalho propõe o desenvolvimento de um aplicativo móvel, este baseado no sistema operacional Android, que gerencie um diário de viagens, em que o usuário pode marcar os lugares que já visitou e indexar a este fotos, que posteriormente poderão ser armazenados em um servidor na Internet e compartilhadas com outras pessoas. Para alcançar este objetivo, foram utilizados recursos do Sistema de Posicionamento Global (GPS) e da câmera dos dispositivos móveis, em funcionamento conjunto a uma aplicação web que serve apenas como consulta dos dados obtidos, porém com possibilidade de compartilhamento na grande rede. Para compartilhar os dados em um servidor, foi desenvolvida uma aplicação web utilizando o framework GWT. Como resultado, foi desenvolvido um programa simples e intuitivo, requisitos básicos para aplicativos móveis.
Abstract: The interaction between people happens since the dawn of the human race. This interacion arose from the need of communication from man to play sounds in order to represent their natural world and facilitate interaction with other individuals. With the passage of time and the evolution of humans with the environment that surrounds them, tools and methods of communication were being created and refined. Existing technologies currently provide the ability to communicate in many different ways, making any distance almost irrelevant, for example television, radio, telephone and most of all communication tools today, the Internet. In order to raise the level of interaction and communication, this work proposes the development of a mobile application, this based on the Android operating system, which manages a travel diary, wherein the user can mark the places they have visited and index photos, which can then be stored on a server on the Internet and shared with others. To achieve this goal, the resource was used Global Positioning System (GPS) and the camera of the mobile devices, working together in a web application which will serve only as consultation of data, but with the possibility of sharing large network. To share data on a server, a web application was developed using the GWT framework. As a result, we developed a simple and intuitive program, basic requirements for mobile applications.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/15561
Aparece nas coleções:PB - Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PB_COADS_2012_1_05.pdf4,01 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.