Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/15545
Título: Um protótipo de um sistema para determinação da capacidade produtiva instalada com base em estudos de cronoanálise industrial para pequenas empresas
Autor(es): Linhar, Adriano
Luzzatto, Elquier Smaniotto
Orientador(es): De Bortoli, Eliane Maria
Palavras-chave: Java (Linguagem de programação de computador)
Linguagem de programação
Linguagem de computador
Análise de sistemas
Cadeia produtiva
Processo decisório
Computer language
System analysis
Java (Computer program language)
Programming language
Decision making
Data do documento: 2011
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Pato Branco
Citação: LINHAR, Adriano; LUZZATTO, Elquier Smaniotto. Um protótipo de um sistema para determinação da capacidade produtiva instalada com base em estudos de cronoanálise industrial para pequenas empresas. 2011. 96 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2011.
Resumo: O presente trabalho apresenta o levantamento de requisitos, a análise e a implementação de um sistema de controle da capacidade produtiva, para pequenas empresas, com foco na produção em série, utilizando a cronoanálise industrial como ferramenta de apoio para a determinação da capacidade instalada. Além disso, o sistema proposto se caracteriza como um Sistema de Apoio à Decisão (SAD), a partir do qual é possível informar alguns parâmetros (ex. número de máquinas, número de homens) e simular a capacidade produtiva da empresa, possibilitando maior embasamento e facilidade na tomada de decisão por parte dos gestores da empresa. Para isso, foram estudadas as teorias que envolvem a análise de sistemas e a determinação da capacidade produtiva de uma empresa, bem como o levantamento de ferramentas necessárias ao desenvolvimento do sistema. Em seguida, foram levantados os requisitos para o sistema proposto; realizada a análise e modelagem orientada a objetos dos requisitos obtidos e implementado o sistema (plataforma Windows, banco de dados MySQL, linguagem JAVA). Afirma-se que os objetivos propostos inicialmente foram atendidos, com destaque para o cálculo do tempo padrão por operação, à determinação da capacidade produtiva instalada, geração de relatórios gerenciais no formato textual e gráfico e simulação de produção com base em parâmetros quantitativos de produção.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/15545
Aparece nas coleções:PB - Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PB_COADS_2011_1_06.pdf2,24 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.