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Título: Desenvolvimento de alimento para atleta: auxiliador ergogênico
Autor(es): Lunkes, Jean Paulo
Orientador(es): Daltoé, Marina Leite Mitterer
Palavras-chave: Arginina
Creatina quinase
Atletas - Nutrição
Suplementos dietéticos
Arginine
Creatine Kinase
Athletes - Nutrition
Dietary supplements
Data do documento: 20-Nov-2015
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Pato Branco
Citação: LUNKES, Jean Paulo. Desenvolvimento de alimento para atleta: auxiliador ergogênico. 2015. 56 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2015.
Resumo: O crescimento no setor de nutrição esportiva e a oportunidade de mercado para a indústria nacional apoiam o desenvolvimento de alimento para atletas com intuito ergogênico. Segundo legislação, alimento auxiliador ergogênico se enquadra na classificação alimento de creatina para atletas, e a proibição da adição de aminoácidos isolados exige a adição de fonte alternativa, como exemplo a quinoa. O trabalho teve como objetivo desenvolver alimento para atleta auxiliador ergogênico que atenda as expectativas de consumidores típicos e a legislação vigente no Brasil. Em um primeiro momento com o intuito de investigar as expectativas, conhecimentos e percepções de alimento auxiliador ergogênico, aplicou-se as técnicas Associação de Palavras e Check all that apply (CATA) a um grupo de consumidores típico de alimentos para atletas. Após, realizou-se a elaboração do produto, onde testes do processo de moagem da matéria-prima quinoa, e avaliações sensoriais discriminativa do gosto amargo para determinação da proporção cafeína/maltodextrina foram investigadas. Análises físico-químicas buscaram comparar as informações nutricionais pré-estabelecidas através de ficha técnica dos componentes e avaliar quanto à necessidade de ingestão diária recomendada. Testes hedônicos sensoriais e de intenção de compra foram realizados aos consumidores típicos. Os resultados permitiram observar que para os consumidores típicos que participaram das pesquisas de mercado, as principais expectativas em relação ao produto estão relacionadas à eficiência no que diz respeito ao desenvolvimento da atividade física e que a qualidade sensorial não é requisito importante. O aminoácido arginina e a cafeína foram verificados como componentes esperados em alimentos auxiliador ergogênico para os consumidores, comportamento diferente no que diz respeito à presença da creatina e maltodextrina. Os atletas demonstraram desconhecimento a respeito dos efeitos dos componentes de alimentos ergogênicos no corpo humano. Os testes sensoriais para determinação da proporção cafeína/maltodextrina na formulação revelaram a impossibilidade da redução do gosto amargo atribuído pela cafeína. O produto alimento auxiliador ergogênico apresentou índice de aceitação de 70% e intenção de compra de 71.8%.
Abstract: Growth in the sports nutrition industry and the market opportunity for the domestic industry support the development of athletes’ food with ergogenic order. According to legislation, ergogenic foods falls under the classification of creatine's food for athletes, and a ban on the addition of individual amino acids requires the addition of an alternative source, such as quinoa. At first in order to investigate the expectations, knowledge and perceptions of ergogenic foods, were applied the techniques Words Association and Check all that Apply (CATA) to a group of typical consumers of athletes’ food. Then, there was the preparation of the product, which tests the grinding process the raw quinoa, and discriminating sensory evaluations of the bitter taste to determine the proportion caffeine and maltodextrin were investigated. Physical and chemical analysis sought to compare the pre-established nutritional information through technical specifications of the components and evaluate the need of recommended daily intake. Hedonic sensory testing and purchase intent were made to typical consumers. The amino acid arginine and the caffeine were observed expected as ergogenic foods components for consumers, behave differently with regards to the presence of creatine and maltodextrin. Athletes showed ignorance about the effects of ergogenic food components in the human body. The quinoa grinding process proved not to be viable indicating the need for further study. Sensory testing to determine the proportion caffeine / maltodextrin in the formulation revealed the impossibility of reducing the bitter taste assigned by caffeine. The ergogenic food product presented acceptance rate of 70% and intention to purchase 71.8%.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/15321
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