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http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/15186
Título: | Estudo da adaptação de um motor monocilíndrico de ciclo Otto em ciclo Atkinson |
Título(s) alternativo(s): | Study of the adaptation of an single-cylinder engine from the Otto’s cycle to the Atkinson’s cycle |
Autor(es): | Rizzi, Mateus Sergio |
Orientador(es): | Nakaura, Marcio Tadayuki |
Palavras-chave: | Motores de combustão interna Motores a gasolina Energia - Consumo - Análise Internal combustion engines Internal combustion engines, Spark ignition Energy consumption - Analysis |
Data do documento: | 9-Jun-2017 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Pato Branco |
Citação: | RIZZI, Mateus Sergio. Estudo da adaptação de um motor monocilíndrico de ciclo Otto em ciclo Atkinson. 2017. 58 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2017. |
Resumo: | Os motores de combustão interna estão presentes no nosso dia a dia, como nos automóveis, ônibus, caminhões, entre outros. Utilizam-se de sua capacidade de transformar a energia química do combustível em energia mecânica. Com as legislações ambientais cada vez mais restritivas em relação à emissão de produtos da combustão, faz-se necessário motores com maior eficiência energética. O ciclo Atkinson é um ciclo mais eficiente em relação ao ciclo Otto pois permite um processo de expansão maior do que o processo de compressão. O projeto de um motor de ciclo Atkinson é complexo, assim, neste trabalho busca-se um estudo da adaptação de motor de ciclo Otto em Atkinson. Por meio da revisão bibliográfica foi possível analisar as alterações necessárias para a adaptação do ciclo de um motor monocilíndrico de ciclo Otto em ciclo Atkinson de expansão estendida. Estas alterações compreendem o projeto de uma nova polia dentada, novos cames de comando de válvulas, e deslocamento dos balancins e braços de acionamento de válvulas do motor selecionado. |
Abstract: | Internal combustion engines are present in our daily lives, as in cars, buses, trucks, among others. They are used to transform the chemical energy of fuel into mechanical energy. With environmental legislation increasingly restrictive about to the emission of combustion products, it is necessary to have engines with increasingly effective energy efficiency. The Atkinson’s cycle is a more efficient cycle than the Otto’s cycle, because its design allows a process of expansion greater than the compression process. The design of an Atkinson’s cycle engine is complex, so this work seeks a study of the Otto’s cycle engine adaptation into the Atkinson’s. Through scientific publications it was possible to analyze the necessary changes to adapt the cycle of a single-cylinder engine from the Otto’s cycle to the Atkinson’s cycle of extended expansion. These changes include the project of a new toothed pulley, new camshafts, and displacement of rocker arms and valves arms of the selected engine. |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/15186 |
Aparece nas coleções: | PB - Engenharia Mecânica |
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