Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/14975
Título: Desenvolvimento de uma bancada de ensaios para medição de temperatura em rotores de geradores de potência empregando redes de Bragg em fibra ótica
Autor(es): Babinski, Valderi Junot
Orientador(es): Souza, Kleiton de Morais
Palavras-chave: Detectores ópticos
Fibras ópticas
Optical detectors
Optical fibers
Data do documento: 25-Fev-2014
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Pato Branco
Citação: BABINSKI, Valderi Junot. Desenvolvimento de uma bancada de ensaios para medição de temperatura em rotores de geradores de potência empregando redes de Bragg em fibra ótica. 2014. 52 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2014.
Resumo: Pelo fato da produção de energia elétrica nacional basear-se fundamentalmente em usinas hidrelétricas, pode-se destacar a crescente busca pelo desenvolvimento de sistemas de proteção e monitoração preditiva das máquinas geradoras. Esses sistemas de monitoração tornam-se relevantes uma vez que ajudam a identificar falhas nas máquinas (por exemplo, a elevação da temperatura nominal das bobinas) evitando uma possível parada prolongada e consequentemente a diminuição dos custos incidentes sobre o tempo de não geração de energia bem como o de manutenção. A implementação desses sistemas em hidrogeradores requisitam sensores de alta confiabilidade e capacidade de multiplexação, pois normalmente se faz necessário a aquisição em vários pontos de medição com alta velocidade de transferência de dados. Através do advento da tecnologia de sensores à fibra ótica, tornou-se vantajosa à implementação desses sistemas de medição em unidades geradoras. Sendo assim, este trabalho de conclusão de curso descreve o desenvolvimento de uma bancada didática para a aplicação de um sistema de medição baseado em redes de bragg em fibra ótica, capaz de realizar a transmissão de temperatura quase distribuída do rotor (parte girante) para o estator (parte fixa) de um gerador de potência.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/14975
Aparece nas coleções:PB - Engenharia Elétrica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PB_COELT_2013_2_11.pdf
  Disponível a partir de 5000-01-01
2,57 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.