Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/14959
Título: Estudo da qualidade da energia elétrica em equipamentos eletromédicos de centros hospitalares
Autor(es): Gazzoni, Felipe Rigon
Orientador(es): Moraes, Fábio Brignol de
Palavras-chave: Energia elétrica - Controle de qualidade
Energia elétrica - Distribuição
Energia elétrica - Transmissão
Electric power - Quality control
Electric power distribution
Electric power transmission
Data do documento: 18-Dez-2012
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Pato Branco
Citação: GAZZONI, Felipe Rigon. Estudo da qualidade da energia elétrica em equipamentos eletromédicos de centros hospitalares. 2012. 92 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2012.
Resumo: Este trabalho apresenta os resultados obtidos através do estudo “in loco” da qualidade da energia elétrica em equipamentos eletromédicos. Inicialmente, apresentaram-se informações pertinentes aos principais distúrbios em uma rede elétrica bem como seus efeitos nesses equipamentos. A partir de um estudo de normas específicas, coletaram-se informações relacionadas aos níveis máximos de emissão de harmônicos e de queda de tensão. Em seguida, com o auxílio de um analisador de qualidade da energia elétrica, foram avaliados um bisturi eletrônico, um monitor multiparamétrico e um aparelho de anestesia. Posteriormente, por meio de um terrômetro, coletaram-se dados sobre o aterramento da instalação elétrica. A partir do resultado das análises, a fim de estabelecer uma análise comparativa, compararam-se os valores de emissão desses distúrbios com valores indicados pelas normas específicas. Constatou-se que os níveis de emissão desses distúrbios estavam dentro dos níveis permitidos, porém o valor de resistividade do solo estava bem acima do tolerado. Por fim, foram discutidas as dificuldades encontradas e as conclusões obtidas com a realização deste estudo.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/14959
Aparece nas coleções:PB - Engenharia Elétrica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PB_COELT_2012_2_03.pdf
  Disponível a partir de 5000-01-01
831,46 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.