Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/14955
Título: Análise da viabilidade da instalação de um grupo gerador em uma indústria para suprir a demanda em horários de ponta e/ou emergência
Autor(es): Marcante, Luan Ruaro
Lukasievicz, Tiago
Orientador(es): Moreto, Miguel
Palavras-chave: Energia elétrica - Consumo
Serviços de eletricidade - Tarifas
Serviços de eletricidade - Custos
Energia elétrica - Produção
Electric power consumption
Electric utilities - Rates
Electric utilities - Costs
Electric power production
Data do documento: 13-Jun-2011
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Pato Branco
Citação: MARCANTE, Luan Ruaro; LUKASIEVICZ, Tiago. Análise da viabilidade da instalação de um grupo gerador em uma indústria para suprir a demanda em horários de ponta e/ou emergência. 2012. 83 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2012.
Resumo: Esta pesquisa consiste na elaboração de uma análise da possibilidade de redução na fatura de energia elétrica e de um método para analisar a viabilidade econômica da instalação de um grupo gerador em uma indústria. É proposta também uma análise de conceitos relacionados à geração de energia em horário de ponta e emergência bem como a maneira em que uma correta administração do consumo de energia elétrica afeta a redução da tarifa de energia do estabelecimento. Numa indústria, uma interrupção no fornecimento de energia elétrica por parte da concessionária, poderia resultar em perdas de parte da produtividade. Com isso, a utilização de grupos geradores como alternativa para suprir o fornecimento de energia, tanto no horário de ponta quanto em emergência pode significar redução na tarifa de energia elétrica proporcionando maior segurança nos processos de produção. Uma redução considerável nos custos com energia elétrica pode ser combinado com um investimento inicial em uma estação geradora a partir de óleo diesel, que vem sendo largamente utilizada por motivos de confiabilidade e economia. Sendo assim, o trabalho apresenta uma proposta para análise da viabilidade da instalação de um grupo gerador, na empresa Hi-Mix Eletrônicos, considerando a utilização do mesmo durante os horários de ponta, onde a tarifação é mais elevada, no âmbito de apresentar um relatório que divulgue a redução da fatura de energia da empresa, resultando na redução de custos de produção.
Abstract: This research is the development of an analysis of the possibility of reducing the energy bill and a method to analyze the economic feasibility of installing a generator in an industry. It also proposed a review of concepts related to power generation in peak hours and emergency and the way in which a correct administration of the electrical energy consumption affects the reduction of power tariff setting. In an industry, an interruption in electricity supply by the concessionaire could result in the loss of productivity. Thus, the use of generators as an alternative to meet the power supply, both in peak and in emergency can mean a reduction in electricity tariff for greater safety in production processes. A considerable reduction in the cost of electricity can be combined with an initial investment in a generating station from diesel, which has been widely used for reasons of reliability and economy. Thus, this work presents a proposal for analyzing the feasibility of installing a generator, the company Hi-Mix Eletrônicos, considering its use during peak hours, where the pricing is higher, within a display report that discloses the reduction of the energy bill of the company, resulting in reduced production costs.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/14955
Aparece nas coleções:PB - Engenharia Elétrica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PB_COELT_2012_1_02.pdf
  Disponível a partir de 5000-01-01
2,22 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.