Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/14953
Título: Análise de oscilações de tensão devido à partida de motores elétricos de grande porte em redes elétricas industriais com multialimentadores
Autor(es): Dranka, Géremi Gilson
Orientador(es): Portolann, César Augusto
Palavras-chave: Medidores de tensão
Motores elétricos
Sistemas de energia elétrica
Redes elétricas - Análise
Strain gages
Electric motors
Electric power systems
Electric network analysis
Data do documento: 22-Jun-2012
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Pato Branco
Citação: DRANKA, Géremi Gilson. Análise de oscilações de tensão devido à partida de motores elétricos de grande porte em redes elétricas industriais com multialimentadores. 2012. 59 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2012.
Resumo: Este trabalho apresenta uma análise das oscilações de tensão resultantes na partida de motores elétricos em plantas industriais típicas de médio e grande porte. No sentido de generalizar a avaliação de amplitudes de oscilações para todo tipo de rede, com qualquer quantidade de barras, como sistemas elétricos de potência interligados, redes elétricas radiais com vários alimentadores, ou mesmo um único alimentador, esse trabalho discute e formaliza dois métodos de análise. O primeiro utiliza-se de conceitos da teoria de fluxo de potência e o segundo envolve a teoria de curto circuito trifásico equilibrado. Pretende-se, desta forma, estabelecer as equações e procedimentos que caracterizem cada um dos métodos propostos, suas vantagens, desvantagens e limitações e aplicar ambos os métodos a um sistema com alimentador único e também realizar um estudo de caso de um britador composto por vários alimentadores onde localizam-se motores com potência na ordem de 200 CV.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/14953
Aparece nas coleções:PB - Engenharia Elétrica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PB_COELT_2012_1_05.pdf869,64 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.