Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/14902
Título: Observadores de velocidade de alto desempenho baseados em técnicas PLL para acionamento vetorial sensorless de motores de indução trifásicos
Título(s) alternativo(s): High performance speed observers based on PLL techniques for sensorless vector drive of three phase induction motors
Autor(es): Del Sant, Felipe Sassi
Orientador(es): Carati, Emerson Giovani
Palavras-chave: Motores elétricos de indução
Cálculo vetorial
Pesquisa experimental
Electric motors, Induction
Vector analysis
Experiential research
Data do documento: 8-Jun-2018
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Pato Branco
Citação: DEL SANT, Felipe Sassi. Observadores de velocidade de alto desempenho baseados em técnicas PLL para acionamento sensorless de motores de indução trifásico. 2018. 102 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2018.
Resumo: Esse trabalho apresenta o desenvolvimento de uma modificação em um observador PLL para incremento do seu desempenho quando utilizado como estimador de velocidade para acionamento vetorial sensorless de motores de indução trifásicos. Inicialmente a modelagem matemática tanto do sistema elétrico quando mecânico do motor de indução trifásico (MIT) é realizada, para análise da dinâmica entre diferentes variáveis que governam o funcionamento da máquina. Após isso, o sistema de controle vetorial baseado na técnica indirect field orientation control (IFOC) é explanado, e seus controladores apresentados em detalhes, juntamente com o projeto de seus ganhos. Para a verificação do desempenho do observador PLL, o mesmo é modelado matematicamente e utilizado para a estimação da velocidade rotórica do MIT. Quando a malha de velocidade é realimentada com a velocidade estimada o desempenho do sistema se degrada, principalmente durante as inserções de carga no eixo. Visando contornar esse problema, são desenvolvidas modificações são inseridas, uma ação feedforward e gain scheduling. A partir da análise de resultados de simulação pode-se verificar que o desempenho do sistema com as modificações se torna superior ao sistema clássico. Por fim, os resultados experimentais são apresentados, validando o sistema de controle vetorial, com a utilização, com o observador clássico e após, com o observador modificado estimando a velocidade rotórica. Esses resultados experimentais, juntamente com os obtidos via simulação serviram para validar a eficácia do observador de velocidade modificado.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/14902
Aparece nas coleções:PB - Engenharia Elétrica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PB_COELT_2018_1_06.pdf13,52 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.