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Título: Panorama dos cursos de licenciatura em química do estado do Paraná: relação com a carência de professores licenciados em química
Autor(es): Gluitz, Adriana Cristina
Marafão, Daiana
Orientador(es): Santos, Larissa Macedo dos
Palavras-chave: Química - Estudo e ensino
Química - Estudo e ensino (Superior)
Educação - Currículos
Chemistry - Study and teaching
Chemistry - Education, higher
Education - Curriculum
Data do documento: 16-Set-2013
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Pato Branco
Citação: GLUITZ, Adriana Cristina; MARAFÃO, Daiana. Panorama dos cursos de licenciatura em química do estado do Paraná: relação com a carência de professores licenciados em química. 2013. 37 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2013.
Resumo: Presente somente há 30 anos nas universidades brasileiras, a educação química está situada na fronteira entre a educação e a química. Seu papel é destinado ao educador químico, que deve receber preparação suficiente para ensinar de forma clara e contextualizada os conhecimentos químicos adquiridos na graduação. No Brasil, tem-se aproximadamente 260 instituições que ofertam cursos na área de química, sendo que destas 15 estão localizadas no Estado do Paraná onde 11 ofertam a graduação de licenciatura em química. De tal modo, tem-se observado que a docência não desperta o interesse daqueles que tem por objetivo ingressar na área de química, fazendo com que a licenciatura se torne, muitas vezes, apenas uma alternativa. Assim, no presente trabalho fez-se um levantamento do número de Instituições de Ensino Superior - IES que ofertam o curso de licenciatura em química no estado do Paraná, nomeando-as com letras no decorrer do trabalho, e solicitou-se a estas o preenchimento de um questionário e a matriz curricular referente ao curso. Por meio das informações recebidas visou-se inferir o interesse dos ingressantes nessa área e na atuação na carreira docente, com o intuito de verificar se há relação com a atual carência de professores de química. Foram analisadas as matrizes curriculares dos cursos de licenciatura a fim de verificar a composição da carga horária a ser cumprida e a especificação das unidades de estudo a serem ministradas, onde dentre os pontos foram verificadas: carga horária total do curso, disciplinas ofertadas e carga horária das disciplinas referentes à licenciatura. Através do estudo conclui-se que as IES que ofertam licenciatura em química possuem uma matriz curricular fortemente embasada na área do bacharelado. É possível aprontar que, o problema não está relacionado à oferta do curso de licenciatura em química e sim a baixa procura pelo curso, já que existe a disponibilidade de vagas e estas não são preenchidas. Ainda, as vagas preenchidas não garantem novos professores, já que além do grande índice de evasão, os egressos buscam trabalhar em outras habilitações da área de química, fato decorrente das perspectivas futuras de salário e carreira.
Abstract: Present only 30 years ago at Brazilian universities, chemical education lies on the border between education and chemistry. His role is intended for educators chemist who should receive sufficient preparation to teach clearly and contextualized knowledge acquired in undergraduate chemical. In Brazil, has approximately 260 institutions that offer courses in chemistry, and of these 15 are located in the state of Parana where 11 tender the undergraduate degree in chemistry. So, it has been observed that teaching does not arouse the interest of those who aims to join the field of chemistry, making the degree becomes often only one alternative. In the present work we carried out a survey of Higher Education Institutions - HEIs that offer a degree in chemistry in the state of Paraná, naming them with letters in the course of work, and asked if they fill a questionnaire and curriculum for the course. Through information received aimed to infer the interest of the entrants in this area and work in the teaching profession, in order to verify whether a relation with the current shortage of chemistry teachers. We analyzed the curriculum matrices of degree courses in order to verify the composition of the workload to be accomplished and the specification of the units of study to be taught, among which the points were recorded: total workload of the course, and courses offered load of disciplines related to licensure. Through the study concludes that HEIs that offer degree in chemistry have a curriculum strongly grounded in the baccalaureate. You can prepare it, the problem is not related to the provision of the degree course in chemistry but the low demand for the course, since there is the availability of vacancies and these are not fulfilled. Still, the vacancies filled not guarantee new teachers, as well as the large dropout rate, the graduates seek work in other qualifications in the field of chemistry, is a consequence of the future prospects for earnings and career.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/14851
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