Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/14834
Título: | O ensino da química experimental com materiais alternativos |
Autor(es): | Pereira, Daiane Gerstberger, Juliana Andressa |
Orientador(es): | Kalinke, Adir Hildo |
Palavras-chave: | Educação - Métodos experimentais Ensino - Meios auxiliares Química - Estudo e ensino Education - Experimental methods Teaching - Aids and devices Chemistry - Study and teaching |
Data do documento: | 8-Abr-2013 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Pato Branco |
Citação: | PEREIRA, Daiane; GERSTBERGER, Juliana Andressa. O ensino da química experimental com materiais alternativos. 2013. 53 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2013. |
Resumo: | A falta de interesse dos alunos pela disciplina de química é uma preocupação constante entre os profissionais da área. Neste trabalho apresentam-se atividades experimentais de conteúdos de química orgânica com a elaboração de uma apostila de atividades práticas que utilizam materiais alternativos de baixo custo, passíveis de serem aplicadas em escolas públicas de ensino médio. O trabalho foi desenvolvido em uma Escola Pública do Sudoeste do Paraná, com a elaboração da apostila de práticas e desenvolvimento (aplicação) de atividades com alunos do 3º ano do ensino médio noturno. As atividades experimentais desenvolvidas envolvem reações de saponificação, polímeros, técnicas de separação de compostos, utilizando o método de cromatografia. Durante a realização dos experimentos, os alunos estavam agitados, mas, mostraram interesse nas práticas desenvolvidas, um resultado positivo em relação à confecção da apostila, que ajudou na contribuição para o ensino/aprendizagem dos alunos e servirá como um material alternativo e de apoio aos docentes que não tem acesso a laboratórios e a reagentes para o ensino de Química e desejam aprimorar suas aulas, pois, aulas experimentais são de suma importância no processo de aprendizagem de química. |
Abstract: | The lack of student interest in the discipline of chemistry is a constant concern among professionals. In this work, we present experimental activities of organic chemistry content with the preparation of a handbook of practical activities using alternative materials for low cost, that can be applied in public schools high school. The work was developed in a Public School southwestern Paraná, with the preparation of handout practices and development (application) activities with students of the 3rd year of high school night. The experimental activity carried saponification reactions involving polymers, compounds separation techniques using the chromatographic method. During the experiments, the students were excited, but showed interest in the practices developed, a positive result in relation to the making of the book, which helped to contribute to the teaching / learning of the students and serve as an alternative material and support teachers who do not have access to laboratories and reagents for teaching chemistry and wish to improve their classes because, trial lessons are of paramount importance in the process of learning chemistry. |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/14834 |
Aparece nas coleções: | PB - Licenciatura em Química |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PB_COQUI_2012_2_03.PDF | 938,83 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.