Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/14810
Título: A lenda do boitatá e o ensino de hidrocarbonetos no ensino médio
Autor(es): Dalpasquale, Mariane
Orientador(es): Budziak-Fukamachi, Cristiane Regina
Palavras-chave: Hidrocarbonetos
Química (Ensino médio)
Hydrocarbons
Chemistry (High school)
Data do documento: 2011
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Pato Branco
Citação: DALPASQUALE, Mariane. A lenda do Boitatá e o Ensino de Hidrocarbonetos no Ensino Médio. 2011. 62 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2011.
Resumo: A química orgânica é de grande importância para o currículo escolar básico dos alunos no Ensino Médio, além disso, é parte fundamental da vivência de qualquer ser humano, pois ela é essencial para entendermos desde notícias corriqueiras de informativos até o funcionamento do nosso corpo pela produção de uréia e glicose, por exemplo. Uma proposta para melhorar o ensino – aprendizagem foi desenvolver uma metodologia alternativa que pudesse ser utilizada como complemento para o ensino atual que valoriza a teoria, utilizado por grande parte dos professores e encara as metodologias alternativas que envolvem atividades diferenciadas como um suplemento no final do ano. Para isso se fez um levantamento de dados em um único colégio público da cidade de Pato Branco no estado do Paraná, com duas turmas do terceiro ano do ensino médio. Foi aplicada a metodologia e com os dados obtidos, ficou comprovada a contribuição eficiente e significativa desse método de ensino pelo aumento satisfatório no percentual de acertos das turmas, verificando dessa forma que a metodologia alternativa auxilia e colabora no ensino de hidrocarbonetos no ensino médio.
Abstract: Organic chemistry is of great importance to the basic curriculum of students in high school, moreover, is a fundamental part of any living human being, because it is essential to understand from news to everyday information to the functioning of our body by producing urea and glucose, for example. A proposal to improve the teaching - learning was to develop an alternative methodology that could be used to complement the current teaching that emphasizes the theory, used by many teachers and sees alternative methodologies that involve different activities as a supplement at the end of the year . For this, we did a survey of data in a single public school in the city of Pato Branco, Paraná state, with two classes of third year of high school. The methodology was applied and the data obtained it was proven effective and significant contribution to this teaching method suitable for the increase in the percentage of correct classes, thus verifying that the alternative methodology assists and collaborates in the teaching of hydrocarbons in high school.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/14810
Aparece nas coleções:PB - Licenciatura em Química

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PB_COQUI_2011_1_05.pdf982,9 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.