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Título: Uma análise intersemiótica da obra Ventos de quaresma e a adaptação cinematográfica Vientos de la Habana
Título(s) alternativo(s): An intersemiotic analysis of the work Ventos de quaresma and the film adaptation Vientos de la Habana
Autor(es): Stolfo, Thais
Orientador(es): Fioruci, Wellington Ricardo
Palavras-chave: Ficção romântica
Gêneros literários
Adaptações para o cinema
Cinema e literatura
Romance fiction
Literary form
Film adaptations
Motion-pictures and literature
Data do documento: 29-Nov-2018
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Pato Branco
Citação: STOLFO, Thais. Uma análise intersemiótica da obra Ventos de quaresma e a adaptação cinematográfica Vientos de la Habana. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2018.
Resumo: O presente trabalho monográfico tem por objetivo analisar a construção do personagem Mario Conde, detetive da obra Ventos de Quaresma escrita por Leonardo Padura Fuentes, e protagonista da obra cinematográfica Vientos de La Habana, dirigida por Félix Viscarret. No que tange ao romance policial, os principais teóricos são: Sandra Lúcia Reimão (1983) traçando a trajetória do gênero policial, Tzvetan Todorov (2006) destacando o estilo noir e também as vinte regras do romance policial, Daniel Link (2002), caracterizando o romance policial como crítica social e política e Fernanda Massi (2011) que trata do romance policial contemporâneo, assim como as transformações do detetive nesse processo. Já na teoria da adaptação Robert Stam (2006) trata do preconceito sofrido pela adaptação quando caracterizada como fiel ou infiel à obra literária, Thomas Leitch (2003) critica o termo fidelidade em uma das doze falácias sobre a teoria da adaptação, e Linda Hutcheon (2011) que explora os vários contextos em que uma adaptação pode estar inserida e o quanto isso irá transformar tanto o enredo quando o detetive. A análise da obra literária aconteceu por meio da investigação de elementos narrativos que confirmam a personalidade decadente do detetive, composta pela melancolia e solidão, sentimentos atribuídos ao personagem. Já na obra cinematográfica identificamos os recursos utilizados no enredo para que o caráter melancólico e decadente do detetive fosse enfatizado.
Abstract: This monographic work will analyze the construction of the character Mario Conde, detective of the work Ventos de Quaresma, written by Leonardo Padura Fuentes, and protagonist of the cinematographic work Vientos de La Habana, directed by Felix Viscarret. For the analysis to occur in a concise manner, we rely on some theorists of the police genre, as well as on the theory of adaptation. In the field of the police novel, Sandra Lúcia Reimão (1983) brings the trajectory of the police genre, Tzvetan Todorov (2006) highlighting the noir style and also the twenty rules of the police novel, Daniel Link (2002), characterizing the police novel as social critic and politics and Fernanda Massi (2011) that deals with the contemporary police novel, as well as the transformations of the detective in this process. Thomas Leitch (2003) criticizes the term fidelity in one of the twelve fallacies on the theory of adaptation, and Linda Hutcheon (2003) discusses the prejudice suffered by adaptation when characterized as faithful or unfaithful to the literary work. 2011) that explores the various contexts in which an adaptation may be embedded and how much it will transform both the plot and the detective. The analysis of the literary work happend through the investigation of narrative elements that confirm the personality decadent of the detective, composed by the melancholy and solitude, feelings attributed to the personage. Already in the cinematographic work we will identify the resources used in the plot so that the melancholic and decadent character is evidenced.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/14801
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