Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/14793
Título: Concepções de aula: análise do perfil docente dos estudantes do curso de licenciatura em letras da UTFPR Pato Branco
Título(s) alternativo(s): Class conception: analysis of the teaching profile of undergraduate students in letters of UTFPR Pato Branco
Autor(es): Gotz, Giseli
Orientador(es): Peloso, Franciele Clara
Palavras-chave: Planos de aula
Professores - Formação
Professores universitários
Lesson planning
Teachers, Training of
College teachers
Data do documento: 29-Nov-2018
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Pato Branco
Citação: GOTZ, Giseli. Concepções de aula: análise do perfil docente dos estudantes do curso de licenciatura em letras da UTFPR Pato Branco. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2018.
Resumo: O presente trabalho tem como objeto de estudo a aula, considerando-a, em sua essência, como um ato pedagógico. Existem diversas problemáticas que envolvem a aula na atualidade e que dificultam o processo de aprendizagem. Nessa lógica, existem diversas concepções teóricas pedagógicas que podem permear e influenciar na aula e na didática do professor. Para tanto, a fim de entender como essas concepções se formam em um curso de licenciatura, uma pesquisa com professores em formação da UTFPR Pato Branco, do curso de Licenciatura em Letras Português-Inglês, contendo duas perguntas relacionadas à concepção de aula desses foi realizada. Assim, foi possível analisar as respostas de estudantes do primeiro e oitavo período do curso supracitado, com um estudo comparativo das respostas aliadas às concepções teóricas apresentadas na fundamentação. Quanto aos resultados, foi perceptível que existem várias concepções em uma mesma turma, principalmente no primeiro período. No entanto, quando os alunos já tiveram a oportunidade de cursar a maioria das disciplinas da matriz curricular do curso e realizaram o estágio, essas concepções possuem mais uniformidade, pois grande parte das respostas dos alunos do oitavo período continham informações e opiniões parecidas. A maioria das respostas dos alunos concluintes do curso possuía relação com a Pedagogia Histórico-Crítica e com a Pedagogia Libertadora.
Abstract: The present study aims to study the class, considering it, in essence, as a pedagogical act. There are several problems that involve the classroom at the present time and that hinder the learning process. In this logic, there are several theoretical pedagogical conceptions that can permeate and influence the teacher's classroom and didactics. Therefore, in order to understand how these conceptions are formed in a licentiate course, a research with UTFPR Pato Branco teachers, of the Letters Teacher Certification Program in Portuguese-English, containing two questions related to the conception of class of these students was carried out. Thus, it was possible to analyze the answers of students of the first and eighth period, of the above mentioned course, with a comparative study of the answers allied to the theoretical conceptions presented in the reasoning. Regarding the results, it was noticeable that there are several conceptions in the same class, especially in the first period. However, when students have already had the opportunity to attend most of the subjects of the curricular matrix of the course and have completed the internship, these conceptions have more uniformity, since a great part of the answers of the students of the eighth period contained similar information and opinions. Most of the students' responses to the course were related to Historical-Critical Pedagogy and to Liberating Pedagogy.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/14793
Aparece nas coleções:PB - Licenciatura em Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PB_COLET_2018_2_14.pdf1,91 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.