Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/14750
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Weiss, Saionara de Araújo | |
dc.date.accessioned | 2020-11-18T14:26:09Z | - |
dc.date.available | 2020-11-18T14:26:09Z | - |
dc.date.issued | 2016-11-22 | |
dc.identifier.citation | WEISS, Saionara de Araújo. Ensino bilíngue português-inglês em Pato Branco: novo desafio ao professor. 2016. 55 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2016. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/14750 | - |
dc.description.abstract | Bilingual education has a recent expansion in Brazil and this is already reflected in the city of Pato Branco, and it is leading teachers to rethink the English teaching. In this sense, this final course work addresses to present a interpretative qualitative research that investigated the implementation of Portuguese-English bilingual education in Elementary School I in a private school in Pato Branco, as well as the teacher's perceptions who teaches English as an additional language. To achieve this goal, data were collected through semi-structured interviews with an English teacher and the two school coordinators. The answers of the interviews were audio-recorded and transcribed for later analysis. Data were analyzed for their thematic content revealing the specific characteristics of this bilingual teaching context. From the analysis, we realize that the school pedagogical team has been creating strategies for the implementation of bilingual education which may allow the students’ development as bilingual subjects. These results aim to provide a new perspective in relation to the points that contribute and challenge the teacher's pedagogical performance in bilingual education, and thus contribute to the English teaching-learning process in this specific context. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.subject | Língua inglesa - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Educação bilíngue | pt_BR |
dc.subject | Aquisição da segunda língua | pt_BR |
dc.subject | Professores - Formação | pt_BR |
dc.subject | English language - Study and teaching | pt_BR |
dc.subject | Education, Bilingual | pt_BR |
dc.subject | Second language acquisition | pt_BR |
dc.subject | Teachers, Training of | pt_BR |
dc.title | Ensino bilíngue português-inglês em Pato Branco: novo desafio ao professor | pt_BR |
dc.title.alternative | Portuguese-english bilingual education in Pato Branco: new challenge to the teacher | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.description.resumo | O ensino bilíngue apresenta uma recente expansão no Brasil e isso já se reflete na cidade de Pato Branco, levando os professores a repensar o ensino de língua inglesa. Nesse sentido, este trabalho de conclusão de curso tem por objetivo apresentar uma pesquisa de cunho qualitativo-interpretativivista que investigou a implantação do ensino bilíngue português-inglês no Ensino Fundamental I em um colégio privado de Pato Branco, bem como as percepções do professor que nela leciona a Língua Inglesa como língua adicional. Para atingir tal objetivo, os dados foram coletados através de entrevistas semi-estruturadas realizadas com uma professora de inglês e com as duas coordenadoras da escola. As respostas das entrevistas foram gravadas em áudio e transcritas para posterior análise. Os dados foram analisados em seu conteúdo temático revelando as características específicas desse contexto de ensino. A partir da análise, percebemos que a equipe pedagógica da escola vem criando estratégias próprias para a concretização do ensino bilíngue de forma a permitir que os alunos desenvolvam-se como sujeitos bilíngues. Tais resultados visam proporcionar uma nova perspectiva com relação aos pontos que contribuem e desafiam o desempenho pedagógico do professor no ensino bilíngue e assim contribuir com o processo de ensino-aprendizagem de inglês nesse contexto específico de ensino. | pt_BR |
dc.degree.local | Pato Branco | pt_BR |
dc.publisher.local | Pato Branco | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Denardi, Didiê Ana Ceni | |
dc.contributor.referee1 | Denardi, Didiê Ana Ceni | |
dc.contributor.referee2 | Winfield, Claudia Marchese | |
dc.contributor.referee3 | Dagios, Marcele Garbin | |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Departamento Acadêmico de Letras | pt_BR |
dc.publisher.program | Licenciatura em Letras | pt_BR |
dc.publisher.initials | UTFPR | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PB - Licenciatura em Letras |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PB_COLET_2016_2_28.pdf | 770,5 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.