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Título: Um olhar sobre o ensino aprendizagem de língua inglesa para alunos surdos
Título(s) alternativo(s): A look at the learning teaching english for deaf students
Autor(es): Kühl, Yohanna Hemilly Katleen
Orientador(es): Vogel, Mirélia Flausino
Palavras-chave: Estudantes deficientes
Educação inclusiva
Inclusão escolar
Lingua brasileira de sinais
Educação especial
Students with disabilities
Inclusive education
Mainstreaming in education
Brazilian sign language
Special education
Data do documento: 24-Jun-2015
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Pato Branco
Citação: KÜHL, Yohanna Hemilly Katleen. Um olhar sobre o ensino aprendizagem de língua inglesa para alunos surdos. 2015. 97 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2015.
Resumo: Este trabalho de conclusão de curso surgiu após a pesquisadora cursar as disciplinas de Libras I e Libras II e sentir a necessidade de se lançar um olhar sobre o processo de ensino aprendizagem da Língua Inglesa para o aluno surdo incluso no ensino regular. Sendo assim a pesquisa objetivou observar e descrever este processo, como também verificar as possíveis lacunas existentes. O desenvolvimento do trabalho baseou-se em estudos bibliográficos de alguns documentos oficiais que retratam a Inclusão, no acompanhamento de aulas em uma classe de terceiro ano do Ensino Médio, do Colégio Estadual Castro Alves, localizado em Pato Branco, PR, e na aplicação de questionários aos participantes envolvidos no processo de ensino aprendizagem dentro dessa atmosfera. Os sujeitos envolvidos na pesquisa foram: um aluno surdo como foco principal, uma aluna ouvinte, uma professora de Inglês e uma tradutora/intérprete de Libras. Ao longo da pesquisa que teve por duração 06 (seis) horas/aula, foi possível detectar informações sobre o objetivo pretendido, no qual se envolveram questões de aspectos educacionais, sociais e pedagógicos, fundamentados na Lei Federal Nº 7.853 que trata da integração da Pessoa Portadora de Deficiência no ensino regular, assim como na Lei Nº 10.436/2002 que reconhece a Libras como meio legal de expressão e comunicação do indivíduo surdo. Devido ao número de participantes, a pesquisa configura-se como qualitativa etnográfica interpretativa. Durante as observações constataram-se dificuldades de aprendizagem da Língua Inglesa tanto por parte do aluno surdo, quanto por parte do aluno ouvinte, sendo que o aluno surdo apresenta defasagem com um grau mais acentuado relacionado ao seu desenvolvimento nessa área. Com a investigação, concluiu-se que há vários fatores que comprometem o ensino aprendizagem da Língua Inglesa por surdos, dentre estes os resultados indicaram que existe a necessidade de adaptação de recursos didáticos diferenciados, principalmente aqueles que envolvam o campo visual, já que por falta da audição, uma das características culturais bastante desenvolvidas pelos surdos é a de serem extremamente visuais. Outra constatação é a de que existe certo despreparo do professor para lidar com realidades diferentes do idealizado para o aluno ouvinte, o que dificulta que o processo de inclusão dessa minoria linguística ocorra de forma mais proveitosa. Por fim, acredita-se que o olhar aqui relatado, somados a outras pesquisas realizadas nesta área, poderá contribuir, significativamente, para que o processo de ensino aprendizagem da Língua Inglesa por alunos surdos seja cada vez mais motivador e eficaz.
Abstract: This work of language course conclusion has arisen after the researcher attended the classes of Libras I and Libras II, and felt the need to have a look at the teaching and learning process for English language deaf students included in regular education. Therefore, the research aimed to observe and describe that process, but also check the existence of some gaps. Research was carried out based on bibliographic studies of some official documents that portray the School Inclusion matter, on a class of third year of high school of Colégio Castro Alves, located in Pato Branco, PR, as well as on the application of questionnaires to participants involved in the process of teaching and learning within that environment. The subjects involved in the research were: a deaf student, as the main focus, a listener student, a teacher of English and a Libras translator/interpreter. Throughout the research that last 06 (six) hours/class, it was possible to detect information about the intended purpose, which involved some educational, social and pedagogical issues, based on the Federal Law No. 7.853, which deals with the integration of Disabled Persons in mainstream education, as well as in Law No. 40.436/2002 that recognizes Libras as a legal means of expression and communication to individual deaf. Due to, the number of participants, the survey appears as interpretative ethnographic qualitative research. During classes observations some learning difficulties in English language were perceived by both the deaf student and the listener, in which the deaf student presents discrepancies with a more marked degree related to their development in this area. With this research, it is concluded that there are several factors that influence the teaching and learning of English by deaf people, among these the results indicated that there is a need to adapt different teaching resources, especially those involving visual aids, since for lack of hearing, one of the cultural characteristics well developed by the deaf is being extremely visual. Another finding is that there is a certain lack of preparation of teachers to deal with different realities conceived for the listener student, which makes the process of inclusion of this linguistic minority more difficult to happen, therefore it could not happen more profitably. Finally, it is believed that the look here related, added to other conducting surveys in this area, could contribute significantly to the process of teaching learning of the English language to deaf students be increasingly motivating and effective.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/14738
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